Distância em (Quilômetros) 50

Apple indenizará homem que não conseguiu rastrear celular após furto

  1. Homepage
  2. Uncategorized
  3. Apple indenizará homem que não conseguiu rastrear celular após furto




Consumidor tentou localizar celular após ser furtado, porém, o serviço não obteve êxito.

8/12/2023

Apple deverá indenizar em R$ 3 mil por danos morais a consumidor que teve o celular furtado e não conseguiu rastreá-lo por meio do aplicativo da marca. A sentença foi redigida pelo juiz leigo Fernando Luiz Dias Morais Fernandes, homologado pela juíza de Direito Karinne Thormin da Silva, ambos do 5º JEC de Goiânia/GO, ao entender que houve falha no serviço oferecido pela empresa.

O consumidor alegou que em junho de 2023 seu celular iPhone 13 foi furtado. Ao tentar usar o serviço de rastreamento da Apple, o percebeu que os serviços estavam indisponíveis. Mediante promessa da marca prometia e rastreamento mesmo com o aparelho desligado em casos de furto ou roubo, o homem ajuizou ação pedindo indenização pela falha no serviço.

Em defesa, a Apple alegou que o requerente foi vítima de uma ação criminosa, isentando a empresa de responsabilidade, pois ela é apenas a fabricante do aparelho telefônico. Além disso, argumentou que o consumidor não comprovou a suposta falha na prestação dos serviços e não demonstrou ter seguido todos os procedimentos de segurança recomendados.

Apple vai indenizar cliente brasileiro que teve iPhone roubado por falha no rastreador.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado observou que a Apple não juntou qualquer prova que a exclui de sua responsabilidade no caso, em especial quanto às alegações de não ter tomado as providências exigidas para o rastreamento do aparelho.

Por outro lado, o consumidor comprovou que realizou todo fluxograma exigido para busca remota do seu dispositivo, esbarrando no impedimento de acesso à sua conta no iCloud, demonstrando o vício de qualidade no serviço da requerida.

“Tal fato deixa demonstrada a fragilidade do sistema do aparelho de celular, sendo forçoso o reconhecimento do pedido inicial, já que para todas as funcionalidades alteradas pelos criminosos, necessário ao menos utilização de senha pessoal.”

Dessa forma, o juiz entendeu que houve falha na segurança do sistema da Apple, determinando, portanto, que o consumidor seja indenizado em R$ 3 mil. 

A advogada Thaffer Nasser atua pelo consumidor.

Leia a sentença.



Source link

Deixe uma resposta

Open chat
Olá
Podemos ajuda-lo?