A carne suína tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil, refletido no aumento significativo do consumo per capita ao longo dos anos. Em 2010, eram 13,7 kg por pessoa, alcançando em 2022 a marca de 20.5kg. Em entrevista à Gessulli Agrimídia, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, enfatiza a expectativa de crescimento contínuo, projetando um aumento de 3 a 5% ao ano na próxima década, com a possibilidade de ultrapassar a carne bovina em menos de 10 anos.
Lopes destaca que esse progresso vai além de números, sendo uma história construída ao longo de mais de 10 anos de trabalho conjunto da cadeia de suínos e da ABCS.
“Os fatores que impulsionam a evolução de nossos hábitos alimentares colocam o consumidor no centro do diálogo com profissionais de saúde, chefs de cozinha e nas maiores redes de varejo do país”, afirma o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes
Mudanças no hábito de consumo
Uma das mudanças perceptíveis nos hábitos de consumo, segundo Lopes, é a preferência por cortes in natura, porcionados, com menos gordura e formas de preparo mais práticas e saudáveis, acompanhadas de informações sobre sustentabilidade e segurança alimentar.
Em entrevista recente para a Gessulli Agrimídia, a médica-veterinária e diretora técnica comercial da ABCS, Charli Ludtke, comenta que a suinocultura brasileira não foi apenas testemunha, mas protagonista de significativas transformações sob a tutela da ABCS. “Conseguimos resolver muitas doenças de alto impacto, não só no melhoramento genético. Passamos do porco banha para o suíno light, incorporando a inseminação artificial e buscando não apenas ser importadores, mas também exportadores de material genético”.
Comunicação no centro de tudo
Para se aproximar ainda mais do consumidor, a ABCS intensifica a comunicação, disponibiliza informações e abre diálogo. Trabalhando em parceria com as redes de varejo, a associação busca proporcionar uma experiência de compra centrada no cliente, considerando seus anseios e fornecendo informações que conectem o consumidor aos benefícios da carne suína.
A Semana Nacional da Carne Suína, uma iniciativa da ABCS, tem desempenhado um papel crucial nesse processo. Com um alcance capilarizado, a campanha já atingiu milhões de pessoas, desde consumidores a profissionais de diversos segmentos, em diferentes classes sociais. A presença nas redes de varejo, nas lojas físicas e nos meios de comunicação, como televisão e redes sociais, solidifica a Semana Nacional da Carne Suína como uma estratégia eficaz para promover e consolidar o aumento do consumo desse saboroso produto.
Deixe uma resposta