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Pesquisa da OLX aponta que consumidor procura bons preços e promoções na hora da compra de Natal

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Roupas (50%) e eletrônicos (11%) lideram preferência dos consumidores na hora da escolha do presente

A OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda do país, realizou a pesquisa Estudo de Natal – 2023 para analisar o comportamento do consumidor no período. De acordo com o estudo, cerca de 44% dos entrevistados pretendem presentear alguém, como os cônjuges, filhos e pais/avós. Em média, os consumidores pretendem comprar até 3 presentes (59%). As categorias mais procuradas são roupas (50%) e eletrônicos e celulares (11%), enquanto as principais atratividades são o preço (47%) e boas promoções (24%).

“Durante a temporada natalina, é perceptível que os consumidores dão preferência às pessoas mais próximas em seu convívio. O preço continua sendo um fator crucial, seguindo a tendência do ano anterior. Observa-se, portanto, que os compradores estão mais cautelosos, e, nesse contexto, os produtos usados despontam como uma excelente opção devido aos seus atributos e à economia em comparação com os produtos novos”, analisa Regina Botter, diretora Geral da OLX.

Como o consumidor vê os preços?

O levantamento aponta que 48% dos respondentes consideram que os preços estão mais caros do que no ano passado. Outros 15%, mais baratos, e 37% igual a 2022. Cerca de 57% começam a pesquisar os preços dos presentes com antecedência, a grande maioria com pelo menos 1 mês antes do Natal, período que também é o da Black Friday.

Procura online lidera preferência

As buscas de Natal acontecem principalmente em aplicativos (47%) e nas redes sociais (17%). Não existe uma preferência por tipo de loja, tanto online como o físico tem espaço na preferência dos usuários.

Pensando na compra online de produtos, o fator que mais influencia a decisão de compra são as promoções e descontos (46%), mas além disso, os consumidores falam sobre a economia de tempo e a possibilidade de evitar multidões, que pode acontecer na loja física. Cerca de 54% dos entrevistados já realizaram compras de Natal online.

Apps e classificados são o canal preferido dos usuários

Os aplicativos de vendas e classificados online são os principais canais para compra de itens para o Natal para casa. Entre os respondentes, 46% pretendem decorar sua casa no Natal e 29% comprariam decorações usadas para sua casa, e 48% não comprariam.

Comportamento

Os compradores ficaram bem divididos sobre as promoções atrativas no mês de dezembro, além disso, apenas 28% alegam que as propagandas influenciam na decisão de compra. Até o momento, 72% não começaram a se preparar para o Natal. Outros 51% aproveitam a Black Friday para antecipar as compras de Natal, enquanto, o recebimento do 13° salário não é muito considerado para as compras, apenas 37% utilizam esse valor no final do ano.

Em relação ao gasto médio, 48% dos entrevistados pretendem investir até R$100 na compra dos presentes de Natal. Apenas 11% vão gastar R$ 500 ou mais.

Uso do crédito tem a preferência do consumidor

O uso do crédito segue sendo o preferido pelos usuários. A pesquisa revela que 45% devem usá-lo, seguido pelo PIX 29%, dinheiro físico 10%, e cartão de débito 8%. O boleto aparece em último lugar com 4%.

Compra para si

Quando questionadas se irão comprar presentes para si, 47% dos entrevistados disseram que se interessam por roupas (34%), eletrônicos e celulares (23%) e calçados (10%).

 

 

 



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