A Frente Nacional dos Consumidores de Energia lançou, nesta quinta-feira (14/12), o Ranking dos Parlamentares, que elenca os mais atuantes na defesa de quem paga conta de luz e os que se distanciam dos consumidores na hora de discutir e votar projetos que impactam o setor. De acordo com a frente, algumas medidas importantes têm sido aprovadas sem respaldo técnico ou análises de impacto regulatório e financeiro. Também há queixas em relação à falta de debate em comissões e à pequena participação efetiva da sociedade na discussão desses temas.
As notas são atribuídas com base na atuação dos parlamentares em relação a um conjunto de proposições legislativas classificadas por relevância e convergência com os interesses dos consumidores. Projetos prejudiciais aos cidadãos, como os que aumentam o valor da conta de luz, por exemplo, têm peso negativo e puxam para baixo a nota dos deputados e senadores que votaram à favor da medida.
A análise dos dados compilados no ranking demonstra que, de forma geral, o Congresso Nacional tem uma atuação negativa em relação às pautas de interesse dos consumidores de energia. Na Câmara, apenas 12.8% dos deputados pontuaram acima de zero. A pontuação média dos membros da Casa é -12,82. Já no Senado, a atuação tende a ser mais satisfatória, com 49% dos senadores com notas positivas, embora a média seja negativa, de -0,56.
De acordo com o levantamento, os partidos com parlamentares mais bem avaliados foram Rede Sustentabilidade, PSol, Novo, PCdoB e PV. Entre os cinco deputados federais mais “amigos” dos consumidores de energia estão: Kim Kataguiri (União-SP), Bacelar (PV-BA), Sâmia Bomfim (PSol-SP), Adriana Ventura (Novo-SP) e Luiza Erundina (PSol-SP). Os cinco senadores mais amigos dos consumidores de energia são Jader Barbalho (MDB-PA) , Plínio Valério (PSDB-AM), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Alessandro Vieira (MDB-SE) e Leila Barros (PDT-DF). Os partidos mais bem avaliados pelo trabalho de suas bancadas foram Patriota, PSDB, Republicanos, PL e União Brasil.
Entre os cinco deputados federais menos amigáveis aos consumidores de energia estão Danilo Forte (União-CE), Adolfo Viana (PSDB-BA), Zé Vitor (PL-MG), Rodrigo de Castro (União-MG) e Elmar Nascimento (União-BA). Os cinco senadores que menos atuam em favor dos consumidores, segundo o ranking, são Marcos Rogério (PL-RO), Esperidião Amin (PP-SC), Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Carlos Fávaro (PSD-MT) e Wellington Fagundes (PL-MT).
*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Doria
Deixe uma resposta