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Black Friday mista, consumidores mais “conscientes” e ânimo para o Natal: o que a XP ouviu de varejistas sobre o 4º tri

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Já sobre e-commerce, lojistas mencionaram o aumento de produtividade sendo balanceado por maior competição



Shopping Center (Pixabay)

Analistas da XP, chefiados por Danniela Eiger, visitaram 90 lojas e falaram com lojistas e empresários para tentar entender como está o final do ano para o setor de varejo. Apesar de afirmarem que não “chegaram a conclusões”, a equipe mencionou algumas tendências percebidas: uma Black Friday mista, com consumidores mais conscientes, e algum ânimo ainda presente para o Natal.

Na Black Friday, o que foi escutado é que empresas que ofereceram descontos mais agressivos se saíram melhores do que as que foram mais conservadoras. Como exemplo, eles mencionam a Riachuelo, empresa do grupo Guararapes (GUAR3).

“Os vendedores observaram que os consumidores estão mais conscientes quanto aos preços das compras, negociando até mesmo itens mais baratos, e reduzindo o número de produtos comprados”, falam.

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De toda a forma, eles destacam que shoppings já publicaram desempenhos robustos de venda em novembro, mês que acontece a Black Friday. Iguatemi ([ativo=IGTA11]) e Multiplan (MULT3), por exemplo, trouxeram altas das vendas de 15% e 14,1%, respectivamente.

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As empresas que fizeram promoções menores, e que tiveram, com isso, menores vendas, apostam agora no Natal para bater as metas do quarto trimestre.

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“Apesar do desempenho divergente no início de dezembro, notamos um tom, no geral, mais positivo em relação às vendas de Natal, uma vez que o tráfego aumenta a partir do dia 15. Mas é, por enquanto, ainda muito cedo para avaliar o desempenho do mês”, debatem.

O time da XP ainda destaca que o digital, apesar de trazer mais produtividade para as lojas (como, por exemplo, melhorando a gestão de estoque), trouxe também mais competitividade. A Centauro (SBFG3), para eles, é um exemplo de loja que viu a competição atrapalhar suas vendas.

Por fim, outra questão que chamou a atenção, de forma positiva, foram os programas de fidelidade propostos pelos shoppings.

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“É importante mencionar que todos os lojistas tiveram uma visão positiva desses programas, que trouxeram conversões de vendas, principalmente nas lojas com menores tickets. O Iguatemi One é um destaque, sendo o programa de fidelidade com o feedback mais positivo”, finalizam.



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