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Já sobre e-commerce, lojistas mencionaram o aumento de produtividade sendo balanceado por maior competição
Analistas da XP, chefiados por Danniela Eiger, visitaram 90 lojas e falaram com lojistas e empresários para tentar entender como está o final do ano para o setor de varejo. Apesar de afirmarem que não “chegaram a conclusões”, a equipe mencionou algumas tendências percebidas: uma Black Friday mista, com consumidores mais conscientes, e algum ânimo ainda presente para o Natal.
Na Black Friday, o que foi escutado é que empresas que ofereceram descontos mais agressivos se saíram melhores do que as que foram mais conservadoras. Como exemplo, eles mencionam a Riachuelo, empresa do grupo Guararapes (GUAR3).
“Os vendedores observaram que os consumidores estão mais conscientes quanto aos preços das compras, negociando até mesmo itens mais baratos, e reduzindo o número de produtos comprados”, falam.
De toda a forma, eles destacam que shoppings já publicaram desempenhos robustos de venda em novembro, mês que acontece a Black Friday. Iguatemi ([ativo=IGTA11]) e Multiplan (MULT3), por exemplo, trouxeram altas das vendas de 15% e 14,1%, respectivamente.
As empresas que fizeram promoções menores, e que tiveram, com isso, menores vendas, apostam agora no Natal para bater as metas do quarto trimestre.
“Apesar do desempenho divergente no início de dezembro, notamos um tom, no geral, mais positivo em relação às vendas de Natal, uma vez que o tráfego aumenta a partir do dia 15. Mas é, por enquanto, ainda muito cedo para avaliar o desempenho do mês”, debatem.
O time da XP ainda destaca que o digital, apesar de trazer mais produtividade para as lojas (como, por exemplo, melhorando a gestão de estoque), trouxe também mais competitividade. A Centauro (SBFG3), para eles, é um exemplo de loja que viu a competição atrapalhar suas vendas.
Por fim, outra questão que chamou a atenção, de forma positiva, foram os programas de fidelidade propostos pelos shoppings.
“É importante mencionar que todos os lojistas tiveram uma visão positiva desses programas, que trouxeram conversões de vendas, principalmente nas lojas com menores tickets. O Iguatemi One é um destaque, sendo o programa de fidelidade com o feedback mais positivo”, finalizam.
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