Na eterna disputa entre o controle do orçamento e a vontade de comprar, o que faz você dar o clique final ou colocar o produto no carrinho? A pesquisa “Marcas dos Cariocas” investiga os critérios que são decisivos para a escolha do consumidor, avaliando diferentes dimensões do consumo: qualidade, preço, respeito ao consumidor, evolução da marca (está sempre se renovando) e identidade (combina comigo).
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A qualidade reina soberana como item de maior peso na avaliação do consumidor. Em segundo lugar, aparece o respeito, aspecto que conta na percepção de uma marca, que se traduz em bom atendimento em qualquer plataforma, antes, durante e depois da venda, com prestação do serviço adequado.
Mas, mesmo em um ano de recuperação da economia, com melhora do mercado de trabalho e alívio na inflação, o preço ganhou espaço. É o terceiro critério mais forte. Para Cecília Troiano, diretora-geral da TroianoBranding, responsável pela pesquisa, é um resultado direto da maior intimidade do carioca com as compras pela internet e a comparação de valores.
— O tema do preço segue sendo um desafio. Não dá para abrir mão, independentemente da entrega de valor ou do perfil do público — avalia.
Em quarto lugar na percepção do carioca aparece a identidade. A marca tem que saber dialogar com seu público. Em quinto, aparece a evolução, com empresas que tentam se atualizar na oferta de serviços e nos anseios do público.
— O brasileiro em geral e o carioca em particular gostam do que chamo de marca Sherazade: tem sempre uma história nova para contar. A evolução é o caminho para que uma marca se mantenha sempre relevante — resume Cecília.
Maior índice final
- 1. Uber
- 2. Nike
- 3.Coca-Cola
- 4. Smart Fit
- 5. Samsung
Qualidade
- 1. Uber
- 2. Nike
- 3. Coca-Cola
- 4. PUC-Rio
- 5. Adidas
Preço
- 1. Uber
- 2. Smart Fit
- 3. Samsung
- 4. 99
- 5. Adidas
Respeito
- 1.Uber
- 2. Samsung
- 3. Smart Fit
- 4. Nike
- 5. Coca-Cola
Identidade
- 1. Uber
- 2. Nike
- 3. Pix
- 4. Coca-Cola
- 5. 99
Evolução
- 1. Uber
- 2. Coca-Cola
- 3. Nike
- 4. Smart Fit
- 5. Samsung
Por gênero
Feminino
- 1. Uber
- 2. Nike
- 3. Samsung
- 4. Coca-Cola
- 5. Smart Fit
Masculino
- 1. Uber
- 2. Coca-Cola
- 3. Nike
- 4. Claro (NET)
- 5. Smart Fit
Por idade
De 18 a 34 anos
- 1. Uber
- 2. Nike
- 3. Coca-Cola
- 4. 99
- 5. Adidas
De 35 anos ou mais
- 1. Uber
- 2 Coca-Cola
- 3. Smart Fit
- 4. Samsung
- 5. PUC-Rio
Por classe social
Classe A
- 1. Uber
- 2. PUC-Rio
- 3. 99
- 4. Claro (NET)
- 5. Adidas
Classe B
- 1.Uber
- 2. Samsung
- 3. Nike
- 4. BR Petrobras
- 5. Coca-Cola
Classe C
- 1. Uber
- 2. Smart Fit
- 3. Coca-Cola
- 4. Nike
- 5. Adidas
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