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O que faz você comprar? Pesquisa mostra o que é decisivo para o carioca colocar o produto no carrinho | Economia

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Na eterna disputa entre o controle do orçamento e a vontade de comprar, o que faz você dar o clique final ou colocar o produto no carrinho? A pesquisa “Marcas dos Cariocas” investiga os critérios que são decisivos para a escolha do consumidor, avaliando diferentes dimensões do consumo: qualidade, preço, respeito ao consumidor, evolução da marca (está sempre se renovando) e identidade (combina comigo).

A qualidade reina soberana como item de maior peso na avaliação do consumidor. Em segundo lugar, aparece o respeito, aspecto que conta na percepção de uma marca, que se traduz em bom atendimento em qualquer plataforma, antes, durante e depois da venda, com prestação do serviço adequado.

Mas, mesmo em um ano de recuperação da economia, com melhora do mercado de trabalho e alívio na inflação, o preço ganhou espaço. É o terceiro critério mais forte. Para Cecília Troiano, diretora-geral da TroianoBranding, responsável pela pesquisa, é um resultado direto da maior intimidade do carioca com as compras pela internet e a comparação de valores.

— O tema do preço segue sendo um desafio. Não dá para abrir mão, independentemente da entrega de valor ou do perfil do público — avalia.

Em quarto lugar na percepção do carioca aparece a identidade. A marca tem que saber dialogar com seu público. Em quinto, aparece a evolução, com empresas que tentam se atualizar na oferta de serviços e nos anseios do público.

— O brasileiro em geral e o carioca em particular gostam do que chamo de marca Sherazade: tem sempre uma história nova para contar. A evolução é o caminho para que uma marca se mantenha sempre relevante — resume Cecília.

Museu de Amanhã: entrada gratuita uma vez por semana — Foto: Hermes de Paula

Maior índice final

  • 1. Uber
  • 2. Nike
  • 3.Coca-Cola
  • 4. Smart Fit
  • 5. Samsung

Qualidade

  • 1. Uber
  • 2. Nike
  • 3. Coca-Cola
  • 4. PUC-Rio
  • 5. Adidas

Preço

  • 1. Uber
  • 2. Smart Fit
  • 3. Samsung
  • 4. 99
  • 5. Adidas

Respeito

  • 1.Uber
  • 2. Samsung
  • 3. Smart Fit
  • 4. Nike
  • 5. Coca-Cola

Identidade

  • 1. Uber
  • 2. Nike
  • 3. Pix
  • 4. Coca-Cola
  • 5. 99

Evolução

  • 1. Uber
  • 2. Coca-Cola
  • 3. Nike
  • 4. Smart Fit
  • 5. Samsung

Por gênero

Feminino

  • 1. Uber
  • 2. Nike
  • 3. Samsung
  • 4. Coca-Cola
  • 5. Smart Fit

Masculino

  • 1. Uber
  • 2. Coca-Cola
  • 3. Nike
  • 4. Claro (NET)
  • 5. Smart Fit

Por idade

De 18 a 34 anos

  • 1. Uber
  • 2. Nike
  • 3. Coca-Cola
  • 4. 99
  • 5. Adidas

De 35 anos ou mais

  • 1. Uber
  • 2 Coca-Cola
  • 3. Smart Fit
  • 4. Samsung
  • 5. PUC-Rio

Por classe social

Classe A

  • 1. Uber
  • 2. PUC-Rio
  • 3. 99
  • 4. Claro (NET)
  • 5. Adidas

Classe B

  • 1.Uber
  • 2. Samsung
  • 3. Nike
  • 4. BR Petrobras
  • 5. Coca-Cola

Classe C

  • 1. Uber
  • 2. Smart Fit
  • 3. Coca-Cola
  • 4. Nike
  • 5. Adidas



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