O engajamento é um dos grandes pilares de sucesso em Customer Experience (CX). No desenho das melhores estratégias de engajamento para a experiência do cliente, muitas marcas olham para as novas gerações de consumidores e se esquecem de uma parcela ativamente econômica, o consumidor com mais de 50 anos.
Hoje, para além do recorde de envelhecimento dos brasileiros, que segundo o IBGE se aproxima dos 11% da população, dados da YouGov Profiles, plataforma da multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line YouGov, mostram que há mais motivos para que as marcas estejam atentas às suas necessidades e se conectem com esse público.
Um consumidor em situação financeira estável
Em comparação com o público em geral, os brasileiros com 55 anos ou mais têm uma probabilidade estatisticamente maior de se considerarem em uma situação financeira estável (46,1% vs. 43,5%, respectivamente). Eles também estão mais dispostos a pagar por produtos de qualidade (54,1% vs. 52,8%) e são o nicho de idade com maior probabilidade de estar na faixa de renda mais alta.
No entanto, é importante mencionar que o nível mais alto de renda e a situação financeira mais estável não significam que eles estejam mais dispostos a gastar dinheiro sem controle. Estatisticamente, eles estão menos dispostos a pagar mais por produtos de luxo do que a população em geral, e também não é tão comum que comprem determinadas marcas sem olhar o preço.
Além disso, é mais raro que eles digam que têm gostos caros e que não conseguem resistir à compra de produtos caros. Para David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, isso pode ser explicado pelo fato de que, em geral, eles são mais propensos a dizer que nunca fariam uma compra grande sem antes se informar.
“Nesse contexto, parece que a melhor maneira de capturar esse nicho de consumidores no Brasil é por meio dos canais de informação que eles mais consultam. A Profiles ressalta que, em comparação com a população em geral, é mais difícil para eles confiar em menções de celebridades. No entanto, é mais provável que busquem avaliações e opiniões de “especialistas” e prefiram empresas que compartilhem seus valores”, acrescenta Eastman.
Cinco marcas favoritas das pessoas com mais de 55 anos
O diretor-geral apresenta ainda dados da plataforma YouGov BrandIndex, que coleta dados sobre milhares de marcas todos os dias (centenas delas no Brasil). Até o dia 26 de outubro (dados mais recentes disponíveis), a marca mais forte entre os brasileiros com mais de 55 anos é O Boticário, com um Índice Geral de 73,1 pontos.
Essa medida reflete a média entre os subíndices de Impressão, Valor, Qualidade, Reputação, Satisfação e Recomendação e, portanto, oferece uma visão abrangente da saúde da empresa entre a população. Outras marcas altamente avaliadas por esse grupo de consumidores incluem Natura, Nestlé, YouTube e Sadia.
“Vale a pena mencionar que essas marcas também têm uma alta classificação no Índice Geral entre a população adulta em nível nacional. De fato, O Boticário também é a marca com maior pontuação nessa medição para o público em geral. No entanto, as cinco marcas favoritas das pessoas com mais de 55 anos têm classificações mais altas entre esse nicho da população do que entre os brasileiros em geral. Isso, combinado com os dados do Profiles, sugere que os consumidores mais velhos do país, embora mais difíceis de captar, seriam clientes mais leais e satisfeitos no longo prazo”, conclui Eastman.
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