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Publicado em: 19/12/2023 – Última modificação: 19/12/2023 – 16:11
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PROCON orienta consumidores para compras de Natal seguras

CONSCIENTIZAÇÃO – Confira algumas dicas para compras presenciais e online


Após a movimentada Black Friday, a atenção dos consumidores se volta agora para as compras de Natal. No entanto, esse período agitado nas lojas pode resultar em problemas após o dia 25 de dezembro, se certos cuidados não forem tomados. Para evitar que esse momento de alegria se torne uma grande dor de cabeça, o Procon de Itanhaém preparou uma série de dicas para que o consumidor possa aproveitar o fim de ano com toda tranquilidade.

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“Nesta época, as lojas estão lotadas e é comum a corrida em busca de presentes. Recomendamos que o consumidor não compre no primeiro local que encontrar, mas que faça uma pesquisa de preços, é a melhor maneira de economizar”, orienta Welligton Miranda, diretor do Procon de Itanhaém.

O diretor também destaca que, em caso de problemas com produtos comprados, os fornecedores têm até 30 dias para resolver defeitos. Após esse prazo, o consumidor pode escolher trocar por outro produto similar, cancelar a compra e receber o dinheiro de volta ou solicitar um desconto proporcional no preço e manter o produto com defeito. “No caso de produtos essenciais, como fogões, geladeiras ou alimentos, a troca ou reembolso deve ser imediato”, explica.

A apresentação da nota fiscal é um direito do consumidor. Esse documento é crucial para trocas ou reparos, além de contribuir para denúncias ao PROCON em casos de irregularidades ou problemas com a mercadoria.

É válido ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor não obriga a troca por motivos de gosto ou tamanho, a menos que a loja tenha prometido isso na venda. Recomenda-se que o consumidor se informe sobre a política de trocas antes da compra e que essa política seja registrada na nota fiscal ou no cupom fiscal do produto.

Para compras online, telefone ou catálogo, o Código de Defesa do Consumidor garante um prazo de sete dias para arrependimento, a partir do recebimento do produto ou serviço. Isso permite que o consumidor desista da compra ou contratação do serviço sem justificativa e receba o reembolso dos valores pagos, incluindo frete.

Confira agora algumas dicas principais para compras presenciais:

– Verificar as condições de pagamento com clareza, sem limites mínimos para compras com cartão;

– Ao comprar a prazo, comparar taxas entre financeiras e ter acesso a informações completas sobre juros e parcelas;

– Transparência nas vitrines, exibindo claramente os preços à vista e a prazo, incluindo taxas de juros;

– Conhecer as políticas de troca da loja antes da compra;

– Priorizar lojas locais para garantir segurança, nota fiscal e direito dos consumidores;

– Registrar o prazo de entrega ao receber mercadorias em casa e exigir a nota fiscal, um documento crucial para garantia.

Em compras online:

– Cuidado com preços muito baixos, pois podem indicar fraudes;

– Desconfie de ofertas tentadoras por e-mail, SMS ou redes sociais, especialmente de lojas desconhecidas;

– Ao comprar online, atenção a sites que só aceitam pagamento por boleto ou transferência, nunca divulgue informações do seu cartão para terceiros;

– Procure a identificação completa da loja no site (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato), crucial em caso de problemas.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o Procon de Itanhaém pelo telefone: (13) 3421-1800 ou visitar a sede na rua dos Fundadores, 565, Belas Artes, de segunda a sexta, das 9 às 16 horas.







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