Segundo o Ipead, o ICC-BH atingiu seu maior patamar do ano, chegando a 43,78 pontos
A confiança do consumidor belo-horizontino avançou pelo segundo mês consecutivo. Em dezembro, o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), marcou 43,78 pontos. Isso representa crescimento de 4,34% ou 1,82 ponto frente a novembro (41,96).
O valor é o maior já alcançado neste ano e está apenas 0,01 ponto abaixo do observado em dezembro de 2022 (43,79). O bom desempenho do ICC-BH está ligado à melhora na percepção da população em todos os seis componentes do indicador. O padrão de melhora simultânea em todos os componentes do ICC não ocorria desde agosto de 2022.
O destaque foi o Emprego, que fechou o mês em alta de 15,63% e marcando 37,1 pontos na avaliação da população da capital mineira. Já a percepção sobre a Situação financeira atual das famílias e sobre a Situação financeira em relação ao passado, foram os únicos acima de 50 pontos, com 62,73 e 54,74 pontos, respectivamente.
De modo geral, a pesquisa evidencia uma melhora na percepção da população em relação ao emprego, inflação, à situação financeira familiar e da economia do País, na comparação com o mês anterior.
A melhora na percepção em relação ao emprego também foi o principal fator para o aumento de 7,36% no Índice de Expectativa Econômica do País (IEE) frente ao mês anterior. Já no acumulado do ano, o indicador recuou 4,24%, tendo como destaque o subgrupo de Situação econômica do País, que fechou com uma variação negativa de 13,38%.
Já o Índice de Expectativa Financeira da Família (IEF) avançou 2,29% na comparação com novembro deste ano, puxado, principalmente, pelo subgrupo de Pretensão de Compra, que cresceu 7,81% em dezembro. Além disso, a Situação Financeira atual da Família (5,78%) foi o principal influenciador para o aumento de 3,18% na variação anual do IEF.
Pretensão de compra do consumidor de Belo Horizonte
A pesquisa do Ipead ainda revelou que o grupo de Vestuários e Calçados lidera a lista de bens e serviços que os consumidores de Belo Horizonte planejam adquirir nos próximos três meses, com uma taxa de 24,2%. Abaixo vem o Turismo, com 12,79% da população consumidora.
O interesse em adquirir produtos ligados ao grupo de Vestuários e Calçados é ainda maior entre as mulheres, com variação positiva de 34,51% contra 13,21% no público masculino. O Turismo também ocupa a segunda colocação em ambos, com 13,21% entre os homens e 12,39% entre as mulheres.
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