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Consumidores brasileiros veem aplicativos como indispensáveis nas festas de fim de ano

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Cerca de 71% dos consumidores brasileiros acreditam que os serviços digitais, como os aplicativos, são indispensáveis durante as celebrações de fim de ano, conforme aponta o estudo Cisco Holiday Apps Pulse, conduzido pela empresa de tecnologia Cisco. O levantamento ressalta que 43% dos consumidores afirmam que se um serviço digital não funcionar, isso afetará negativamente as comemorações.

“À medida que as marcas procuram se beneficiar da demanda recorde por uso de aplicativos durante as festas de final de ano, as descobertas da pesquisa da Cisco são um lembrete claro sobre a importância da disponibilidade, desempenho e segurança dos apps”, afirma João Fabio de Valentin, head da Cisco AppDynamics na América Latina.

Para a pesquisa, foram entrevistados mais de 12.000 consumidores em mais de 12 países, incluindo o Brasil. O estudo ressalta a expectativa comum de que as marcas em todos os setores assegurem o desempenho ideal de seus aplicativos durante as festividades de dezembro. Globalmente, 50% dos consumidores não estão dispostos a tolerar falhas em apps, mesmo durante a época de Natal. Essa mesma proporção foi observada entre os brasileiros.

“Um único deslize na experiência digital e as marcas imediatamente verão seus aplicativos sendo desconsiderados ou excluídos, e a reputação da marca altamente impactada”, destaca.

Preocupados com o funcionamento

No Brasil, 80% indicaram a intenção de utilizar serviços digitais de maneira expressiva durante este final de ano para estabelecer conexões com amigos e familiares, utilizando plataformas como redes sociais e videochamadas. Logo depois, destacam-se serviços funcionais, como aplicativos para checar internet, luz e água, mencionados por 79%, e serviços de entretenimento, como streaming de filmes, músicas e esportes, mencionados por 77%.

Com tantos planejamentos dependentes de serviços digitais, as possíveis consequências de um desempenho insatisfatório dos aplicativos são significativas. Mais da metade dos consumidores em todo o mundo (53%) expressa preocupação com o impacto negativo de falhas ou mau funcionamento de serviços digitais durante o período de recesso em família.

Globalmente, 55% dos entrevistados demonstram preocupação com a possibilidade de um aplicativo bancário não funcionar, impedindo a realização de pagamentos importantes. No Brasil, esse número aumenta para 68%. Além disso, metade dos consumidores (50%) está apreensiva em relação a falhas em plataformas de comunicação, como redes sociais e videoconferências, que poderiam impedir o compartilhamento de mensagens com amigos e familiares. No Brasil, essa é a preocupação de 56% dos entrevistados.

No geral, 41% das pessoas em todo o mundo estão apreensivas com a eventual inoperância de um aplicativo de varejo, impedindo-as de realizar compras de última hora ou adquirir um último ingrediente para a ceia de Natal. Entre os brasileiros, essa preocupação é menor, sendo mencionada por apenas 34% dos respondentes.

Imagem: Shutterstock



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