Atitude colaborativa auxilia indústria e varejo a combater ineficiência operacional
amenizar esse problema é necessário dispor de inteligências que dão clareza no
direcionamento operacional e ainda contar com uma conexão mais efetiva entre o
varejo e as indústrias. Em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News, Carlos
Wayand, CEO da Mob2Con, startup de soluções para o varejo, reforça que o varejo
e a indústria precisam manter um processo colaborativo para ambos os lados
terem mais sucesso. “Se a atitude do varejo e das indústrias não mudar, a gente
acaba tendo problema. É necessário ter uma forma mais articulada e sair do
antagonismo para o protagonismo positivo ou os dois lados continuarão a jogar
dinheiro fora durante muitos anos.”
Inteligência para o Varejo
Pensando nessa conexão, a Mob2Con traz a
plataforma MobConnect, que automatiza a união entre o varejo, a indústria e as
agências de promotores, com a finalidade de gerar mais ganhos e velocidade a
partir do entendimento do comportamento da venda. “O varejo precisa da mão de
obra da indústria. Já a indústria entendeu que quando se coloca um promotor
para atuar, consegue ter uma performance de venda mais efetiva. E a Mob2Con
entra nesse cenário com a inteligência de calcular quantas horas de promotores
cada indústria precisa colocar em cada loja, tornando a visita dos
promotores da indústria mais eficiente, e do outro lado atua no varejo
identificando os problemas”, explica Carlos.
Ferramentas
Ao todo, são três soluções que a retailtech
compartilha com o mercado: MobControl, MobConnect e Reposição Garantida.
Atualmente, a Mob2Con auxilia 60 redes varejistas, 2 mil indústrias e mais de
500 agências. “Em um dos nossos cases, a gente conseguiu fazer o direcionamento
e crescer 19% da venda da indústria que aderiu ao projeto. A indústria
conseguiu entender o tempo de alocação e a priorização no processo de
abastecimento, e em parceria com o varejo, corrigiu o estoque virtual e todos
os erros de operações que existiam. É assim que conseguimos ter maior
produtividade na indústria”, comenta o CEO. Além de trazer o direcionamento
embasado no comportamento da loja, a plataforma oferece funções complementares
como pesquisas de preço, sortimento e share.
Foco no Pequeno Varejo
Para o ano de 2024, a pretensão da Mob2Con é lançar o
MobConnect para o pequeno varejo. “Fizemos várias melhorias na ferramenta, e a
nossa expectativa é lançar o produto – com foco em produtividade – para os
varejos menores, como supermercados de bairros, por exemplo, que também têm
dores de eficiência operacional. E com isso, a nossa expectativa é quase dobrar
de tamanho no ano que vem”, finaliza o executivo.
Reportagem: Thalita Sollazzo
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