As ações da Nike NKE caíram 11% na sexta-feira, um dia depois de a gigante do vestuário esportivo ter reduzido sua previsão de receita anual e apresentado um plano de redução de custos de 2 bilhões de dólares, sinalizando uma mudança de estratégia em favor do lucro crescente sobre as vendas à medida que os gastos do consumidor permaneceu fraco.
Nike na quinta-feira (link) culpou os gastos cautelosos dos consumidores, um negócio online mais fraco e mais promoções pela previsão fraca e disse que planeja cortar o fornecimento de linhas de produtos importantes para gerenciar custos.
A previsão fez com que as ações das rivais Adidas ADS e Puma caíssem cerca de 5%. cada e os da varejista de calçados Foot Locker FL 6% mais baixos.
“Este tema de ‘margens antes das vendas’ não é novo em todos os setores de varejo e atacado dos EUA. À medida que as empresas limpam os estoques em um cenário macro difícil, tem sido a norma orientar para um faturamento mais fraco, compensado por margens e custos mais fortes. -corte”, disse Adrienne Yih, analista do Barclays, em nota.
Como parte dos seus esforços de racionalização, a Nike afirmou que planeia simplificar a sua gama de produtos, aumentar a automatização e lançar estilos mais inovadores para atrair os consumidores.
“Enquanto pensamos que isso(plano de redução de custos) é uma mudança positiva, levará tempo para escalar a novidade e a inovação, e um macro suave pressionará ainda mais os resultados”, disse Abbie Zvejnieks, da Piper Sandler. A corretora reduziu seu preço-alvo de US$ 112 para US$ 107.
A cautela da Nike sobre o enfraquecimento dos gastos dos consumidores face à inflação persistentemente elevada foi repetida por vários outros retalhistas, incluindo Walmart WMT e Target TGT. O diretor financeiro da Nike disse que a empresa está adotando uma “abordagem mais prudente” no planejamento para o resto do ano.
Principal rival, a Adidas, que passa por uma reviravolta após a separação do rapper Kanye West, relatou no mês passado um interesse crescente em seus produtos, mas observou que o desempenho atual ainda “não era bom o suficiente”.
A relação preço/lucro futuro da Nike para os próximos 12 meses, uma referência comum para avaliar ações, foi de 30,01, em comparação com 44,48 da Adidas.
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