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Carnes certificadas pela redução na emissão de GEE na pecuária chegam ao consumidor • Portal DBO

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Supermercados do Brasil já podem contar em suas prateleiras com produtos certificados por redução na emissão de metano na pecuária.

A marca de carnes premium Carapreta já tem o selo Go Planet estampado nas embalagens de uma linha exclusiva de seus produtos e os está disponibilizando nas lojas do Carrefour Jardim Pamplona, Pinheiros e Alphaville, todas em São Paulo, e nas Boutiques Carapreta localizadas na Avenida Raja Gabáglia e na Avenida Paulo Camilo Pena, ambas em Belo Horizonte (MG).

“O selo foi lançado há pouco tempo no país e temos recebido muita procura de marcas, restaurantes e supermercados interessados em conhecer mais sobre o conceito do selo. É a primeira certificação que audita produtores de carnes, leites e laticínios que utilizam estratégias de redução das emissões de metano entérico durante o processo produtivo nas fazendas, auditando também as indústrias de processamento para garantir a rastreabilidade”, comenta Fernanda Marcantonatos, líder na América Latina de Novos Negócios em Sustentabilidade da dsm-firmenich e uma das apoiadoras do grupo de trabalho do Go Planet.

“Atualmente, 95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade em seus processos produtivos. A certificação surge em um momento importante para ajudar o país na meta do Pacto Global sobre o Metano de redução de 30% na emissão de metano até 2030, além de atender a uma demanda da sociedade por produtos com apelo de sustentabilidade”, acrescenta.

A Carapreta, que faz parte do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento da certificação Go Planet no Brasil, é a primeira marca a estampar o selo em suas embalagens.

Vitoriano Dornas, CEO da Carapreta (Foto: Divulgação)

“Nós estamos sempre em busca de inovações e soluções que possam agregar sustentabilidade e reduzir as emissões de gases de efeito estufa na produção de nossas carnes. Por isso, é um orgulho receber essa certificação, ser parte do movimento que quer que todos os produtores busquem melhorias para seus processos e conscientizar a população para o consumo de produtos sustentáveis”, diz Vitoriano Dornas, CEO da Carapreta.

“Acreditamos em uma pecuária cada vez mais sustentável para atender ao aumento populacional e à crescente demanda por alimentos de alto valor nutricional, como carnes e lácteos. Para isso, é preciso que todos os atores da cadeia produtiva se unam e adotem medidas efetivas o mais rapidamente possível. Tecnologia para isso já existe, e agora uma certificação que traz transparência ao consumidor também”, complementa Marcantonatos.

Informação ao consumidor – É possível acessar conteúdos sobre a proposta do selo, o processo de certificação para produtores de carne e leite bovinos e onde encontrar os produtos certificados por meio de uma landing page. “Os produtos com selo estampado em suas embalagens disponíveis nas prateleiras dos supermercados permitirão que o consumidor faça escolhas mais conscientes na hora de decidir o que levar para casa”, afirma Fernanda.

A previsão, segundo a executiva, é que no primeiro trimestre de 2024 a No Carbon, produtora de leites e derivados orgânicos que também faz parte do grupo de trabalho que desenvolveu o Go Planet, tenha o selo estampado em suas embalagens de laticínios, e no decorrer do ano, mais 10 linhas de produtos conquistem a certificação.

Fonte: Ascom Go Planet



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