E-PROCON
A secretaria informa que a medida é para agilizar e facilitar o atendimento aos consumidores
1 JAN 2024 • POR Ketlen Gomes • 11h58
Kleber Clajus/GOV MS
A Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado iniciou um novo modelo de atendimento ao consumidor, que, segundo a secretaria, vai agilizar e facilitar o processo para a população e a equipe de atendimento de demandas.
A novidade é a junção do formulário preenchido online ao E-Procon, que é uma ferramenta para registro de reclamações e acompanhamento de todo o processo. A plataforma poderá ser usada por consumidores, servidores e o fornecedor.
Antônio José Ângelo Motti, secretário-executivo do Procon/MS, aponta que essa iniciativa trará, além de melhora no atendimento, mais eficiência, transparência e acessibilidade aos serviços de mediação entre consumidor e fornecedor.
Na nova ferramenta o cidadão poderá, além de registrar e acompanhar o andamento da reclamação, anexar texto, fotos, áudio e vídeo ao processo que tramitará na esfera administrativa. A secretaria aponta ainda que há projeções de que o tempo de tratamento e resposta sejam reduzidos com o E-Procon.
Para registrar uma reclamação, o interessado deve primeiro responder se é residente em Mato Grosso do Sul, porque o atendimento considera o local de domicílio. Após esse primeiro passo, é necessário informar o CPF, preencher o cadastro com dados pessoais, endereço, e-mail, telefone e criar uma senha de acesso.
“Todas as queixas registradas na nova ferramenta apresentam número de protocolo de atendimento para posterior acompanhamento da demanda”, acrescenta o Procon. O acesso pode ser feito pelo site da secretaria, no banner “Registre sua Reclamação” ou no portal de serviços do site.
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