Projeto tem o propósito de monitorar o nível de experiência do consumidor nas relações de consumo e promover a melhoria contínua na qualidade do atendimento
Mais de 1.000 pessoas já avaliaram as empresas de Três Pontas por meio de aplicativo e de pesquisas específicas desde o lançamento, em agosto, do Projeto “Três Pontas – Capital do Atendimento”. Para colher a opinião dos consumidores de produtos e serviços, um QR Code foi instalado nas empresas filiadas à Associação Comercial e Agroindustrial (AcaiTP). A instituição, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Condes-TP), investe em um sistema desenvolvido pela empresa Dinâmica Pesquisa e Consultoria Empresarial, com sede em Varginha, com o objetivo de corrigir erros e tornar a relação de compra cada vez mais prazerosa e produtiva no município.
Pela metodologia, os três primeiros meses do “Avalia Três Pontas” são considerados uma fase de teste e neste período, os clientes responderam a quatro perguntas básicas.
Entre os dados coletados, consta que 98% dos consumidores encontraram na cidade o produto ou serviço que procuravam. A porcentagem empata com o segmento indústria e sobe para 99% no setor de serviços. Para o diretor da empresa responsável pela pesquisa e avaliação, Lucas de Assis, os números mostram que o município atende às demandas dos clientes, faltando alguns ajustes para melhor explorar este potencial com ações a serem implementadas nas empresas, e também junto à população.
Além disso, dos participantes deste teste no APP “Avalia Três Pontas”, 63,6% acham que a organização das empresas está “ótima”, seguidos de 33,3% que indicaram boa e 3% ruim.
A maioria saiu satisfeita também com a experiência de compra: 65% ótima, 31% boa e 4% ruim.
Até o momento, 63% das avaliações foram realizadas no comércio, 30% no setor de serviços e 7% na indústria.
Fase do Feedback: empresas conhecerão os dados apurados até o momento e metodologia será adequada à demanda local
Agora, o Projeto “Três Pontas – Capital do Atendimento” entra na segunda fase, quando as empresas participantes terão acesso ao resultado da primeira etapa das avaliações. Além deste feedback, será realizado o ajuste da metodologia.
“Os dados mostram que precisamos adequar o trabalho de pesquisas e avaliações entre o atendente (comerciário) e o consumidor. O atendente (comerciário) na função de atender, estimular e auxiliar o consumidor a participar deste processo e o consumidor entender a importância e ter o interesse em participar contribuindo, assim, para melhorar a experiência de compra na cidade”, comenta Lucas.
A expectativa é que a partir de fevereiro de 2024, as avaliações voltem, seguindo uma padronização, por exemplo, de disposição do QR Code nos estabelecimentos, com colaboradores treinados e motivados a convidar o cliente a participar e com a população estimulada a avaliar.
“O atendente (comerciário), o estabelecimento que não se envolvem estão se sabotando, ou seja se prejudicando, já que estão perdendo a oportunidade de melhorar. Esta é a proposta do Projeto: melhorar para todos”, conclui Lucas de Assis.
Segundo o diretor da Dinâmica Pesquisa e Consultoria Empresarial, as avaliações formam a base para o desenvolvimento de ações para que o atendimento em Três Pontas alcance elevado grau de satisfação, o que evitará, entre outros, a evasão do consumidor. Consequentemente espera-se o fortalecimento do comércio, da prestação de serviços e da indústria, a criação de meios de reconhecer colaboradores e o aquecimento da economia local.
Iniciativa
A AcaiTP é presidida pelo empresário Bruno Dixini Carvalho e o Condes-TP tem o prefeito Marcelo Chaves Garcia como Presidente de Honra. As instituições acreditam que o Projeto é capaz de transformar pensamentos e ações levando à fomentação da economia local, gerando benefícios reais para o empregador, para o empregado, para o consumidor, para a toda a comunidade e visitantes.
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