Em 2024, os brasileiros ganharão um novo escopo de opções de consumo de energia. Isso porque o ano será marcado pela abertura do Mercado Livre de Energia, ou Ambiente de Contratação Livre (ACL). De maneira simples, as mudanças permitirão aos consumidores a compra de energia de empresas alternativas às concessionárias locais.
Uma das empresas que irão disputar um espaço nesta nova competição é a (Re)energisa. Braço de energia sustentável do Grupo Energisa, a companhia prepara o terreno para uma das maiores transformações já vistas no mercado energético com a veiculação de campanhas que buscam educar os consumidores sobre as iminentes mudanças e informá-los sobre os potenciais benefícios proporcionados por uma eventual transição.
Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Marcelo Trevisani, CMO da (Re)energisa, detalhou as novas estratégias desenvolvidas pela empresa e trouxe insights sobre como fazer Marketing em um período de mudanças sem precedentes. “É preciso consistência, é preciso disciplina, é preciso estar presente no dia-a-dia e aprender com o mercado”, diz.
Educando os clientes
Antes de começar a bombardear os consumidores com promoções e ofertas relativas à nova era do consumo energético, players do setor fariam bem em informá-los sobre o que está acontecendo e quais serão os próximos passos. “Há um processo muito importante de fazer com que o cliente entenda o que nós estamos vendendo. Precisamos explicar qual é a proposta de valor da nossa energia, e para tanto, é preciso fazer com o que o cliente entenda o que está prestes a comprar. Só então oferecemos oportunidades que sejam interessantes para ele”, explica o CMO.
Após entregar aos clientes um panorama completo sobre a abertura do Mercado Livre de Energia, empresas do setor podem começar a pensar em informá-los sobre os benefícios proporcionados pela migração ao formato. “Nossa nova campanha destaca justamente o benefício da economia, a priori. Dependendo do tipo de migração escolhida, clientes podem ganhar até 30% de desconto na sua fatura. Com essa economia, os varejistas, por exemplo, conseguem evoluir o seu negócio, investir em pessoas, em processos e em tecnologia”, prossegue.
Até aqui, a campanha, veiculada ao longo de dois meses, vem se provando frutífera para a (Re)energisa. “Do começo da campanha até o momento, crescemos mais de 380% em alcance dentro do nosso público estratégico, ou seja, os consumidores com os quais queremos falar. Também aumentamos o número de leads em mais de 110%, o que é muito interessante. Diminuímos os investimentos em performance, aumentamos os investimentos em branding e obtivemos um índice muito maior de tráfego qualificado diminuindo o custo de aquisição desses clientes”, elenca Trevisani.
Para o CMO, a urgência de um novo e crucial momento para o mercado energético exige que as empresas do setor estejam preparadas, do ponto de vista do Marketing, para abraçar um novo desafio. “Estamos falando da soma de várias questões, mas na minha avaliação, as frentes mais produtivas são processo e gestão. Acredito que um time forte ganha torneios. Estamos dando a cara e falando ‘olha, estamos aqui, somos uma opção interessante quando você pensar em energia’”, finaliza o CMO.
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