Órgão administrativo ligado à Prefeitura de Gravataí, o Procon do município registrou 9.383 atendimentos em 2023. As principais demandas estão ligadas aos serviços financeiros e de empréstimos consignados feitos sem prévia solicitação ou autorização do consumidor. Em seguida estão as cobranças da concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica, a companhia de fornecimento de água e esgoto e operadoras de telefonia.
Com objetivo de defender e praticar leis e direitos voltados às relações de consumo, neste ano 80% dos atendimentos foram resolvidos em reuniões preliminares. Os demais foram orientados ao Poder Judiciário, juntamente com a abertura de Processos Administrativos.
Paula Freitas, diretora do Procon, afirma que a demanda do órgão continua intensa e que houve um crescimento das contratações virtuais, gerando uma demanda maior do Procon para solucionar as demandas decorrentes destes novos contratos.
Além disso, denúncias relacionadas às multas e cobranças indevidas das operadoras telefônicas, bem como, fraudes financeiras também foram recebidas pelo órgão.
O Procon de Gravataí
Localizado na Rua Major Ismael, 251 – Centro, o órgão está à disposição dos consumidores, principalmente neste período no qual as demandas que tratam da relação de consumo aumentaram ainda em razão do aumento das fraudes.
O consumidor tem o amparo do Procon municipal, que está à disposição, não somente para solucionar as relações de consumo, mas também para orientações sobre o Direito do Consumidor.
Também é possível solicitar atendimento pelo e-mail procon@gravatai.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3600-7661 ou 3600-7662.
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