O índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro preliminar de dezembro ficou em 2,9%, em base anual, acima dos 2,4% registrados em novembro, de acordo com a Eurostat, agência de estatística da União Europeia. O resultado ficou abaixo dos 3% estimados pelo consenso de analistas ouvidos pelo “The Wall Street Journal”.
Segundo a agência, os componentes da inflação com maiores altas em 2023 devem ser alimentos, álcool e tabaco com elevação de 6,1% em dezembro ante 6,9% em novembro, seguidos por serviços, com alta de 4% em dezembro, estável em relação a novembro. Já os preços de energia caíram 6,7% em dezembro ante queda de 11,5% em novembro.
Já o índice de preços ao produtor (PPI) da zona do euro final de novembro caiu 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Eurostat. A queda foi menor que o recuo de 8,9% estimado pelo consenso. Já em relação ao mês anterior, o PPI caiu 0,3%. Em outubro, os preços haviam subido 0,2%.
Por setores, o PPI caiu 23,7% em energia, base anual, e em 5,3% para bens intermediários. O setor de bens de capital viu os preços aumentarem 3,1%, bens duráveis de consumo subiram 3,4% e bens não-duráveis aumentaram 3,6%.
Deixe uma resposta