Uma pesquisa conduzida pela Manhattan Associates revelou que os consumidores brasileiros atribuem uma importância maior à sustentabilidade em suas decisões de compra em comparação com a média global. Enquanto globalmente 13% dos consumidores consideram a sustentabilidade como uma prioridade ao escolher uma marca, no Brasil esse número atinge 25%.
O estudo destaca que 25% dos brasileiros afirmam que não comprariam de um varejista que não adotasse práticas ambientalmente conscientes. Nesse aspecto, o Brasil fica atrás apenas do México, com 33%, superando países como EUA, com 13%, e Alemanha, com 11%.
Em 2023, os consumidores mais comprometidos com a sustentabilidade compõem 18% da população, formando um mercado de US$ 15 bilhões na compra de bens de consumo massivos. De acordo com o Mercado Livre, o Brasil destaca-se na América Latina em relação a produtos sustentáveis no comércio eletrônico.
Quando se trata das mudanças nas lojas, os varejistas brasileiros parecem estar alinhados com a média global. No entanto, em oferecer uma experiência omnichannel, o Brasil fica ligeiramente abaixo da média global. Por exemplo, 54% dos entrevistados globalmente afirmam que seus clientes podem comprar na loja e devolver online, enquanto no Brasil esse número é de 40%.
A pesquisa também aborda a fidelidade do consumidor em tempos econômicos difíceis. No Brasil, 61% dos consumidores buscam alternativas mais baratas durante esses períodos, em comparação com a média global de 49%. Além disso, 84% dos brasileiros preferem usar as redes sociais para interagir com os varejistas, enquanto a média global é de 40%.
O estudo destaca a importância de os varejistas terem soluções flexíveis e ágeis para reconhecer e agir nas mudanças de comportamento do consumidor em tempo real. A pesquisa “Omnichannel Retail Trends 2023” foi conduzida com mais de 6 mil consumidores adultos em diversos países e 1.150 gestores ou executivos de organizações de varejo de nível 1.
Com informações Ecommerce Brasil.
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