O prazo para garantir o desconto de até 20% no pagamento à vista do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), em Campo Grande encerrou na última quarta-feira (10). A data também marca o vencimento da primeira parcela para quem preferiu fazer o pagamento dividido em até 12 meses.
Contudo, nesta quinta-feira (11), ainda havia campo-grandenses na CAC (Central de Atendimento ao Cidadão) com esperança de conseguir o desconto. Contribuintes ouvidos pela reportagem do Midiamax relataram que não receberam o carnê em casa e, assim, teriam perdido o prazo para a redução do imposto no caso do pagamento à vista.
“Atrasou para chegar e ainda paguei com multa e sem o desconto”, afirma Edson Neves, de 46 anos.
Um contribuinte, que preferiu não se identificar, contou que o carnê teria chegado em casa nesta quinta-feira, enquanto outro relatou que o documento foi enviado no endereço antigo.
Como emitir o IPTU pela internet?
Sérgio Flores, de 60 anos, que também não recebeu o carnê em casa, emitiu a guia pelo site da Prefeitura Municipal de Campo Grande, e garantiu o desconto no pagamento do imposto. “Não chegou em casa, mas peguei pela internet”, afirma.
A exemplo de Sérgio, os contribuintes que não receberam o carnê em casa podem fazer a emissão da guia pela internet no site disponibilizado pela Prefeitura de Campo Grande.
Para acessar o carnê pela internet, os contribuintes devem acessar https://iptu.campogrande.ms.gov.br/. Após, é preciso informar o número da inscrição municipal no campo indicado, e clicar em “entrar”.
Ao entrar na página, serão listados todos os débitos relacionados à inscrição municipal. No canto esquerdo da tela, o contribuinte deve assinalar as dívidas que deseja quitar.
Em seguida, são apresentadas as opções de gerar extrato dos valores a pagar, copiar um código de barras para pagamento online ou emitir a guia DAM para a quitação dos débitos.
Acessibilidade
Os contribuintes que precisam fazer pagamentos ou tirar dúvidas sobre os impostos podem procurar a Central de Atendimento Ao Cidadão, na Rua Marechal Rondon. O local conta com uma intérprete de libras para auxiliar as pessoas com deficiência a tirarem dúvidas desde a retirada de senha até o atendimento no balcão.
Patrícia dos Santos Ferreira está na função na CAC desde novembro de 2023 e conta que atende, em média, de a 3 a 4 pessoas surdas por dia.
“Ter acessibilidade é importante porque às vezes o surdo vem aqui, as pessoas usam o português e muitas vezes não tem conhecimento da língua brasileira de sinais, então o surdo se sente estrangeiro no seu próprio país”, relata a intérprete de libras.
*Matéria produzida por Thalya Godoy, Rafael Dias e Ana Laura Menegat.
Deixe uma resposta