Hoje, o Brasil possui cerca de 500 mil varejos de vizinhança – caracterizados por pequenos comércios com até nove pontos de check-out. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, entre os principais desafios para donos e gerentes desses empreendimentos estão a gestão financeira e de negócio (71%), a concorrência (52%) e a estrutura e logística (44%). Ainda 31% não possuem acesso à conta de pessoa jurídica.
A pesquisa também identificou que 21% dos entrevistados fazem suas compras de reposição de estoque por meio de marketplaces, enquanto 61% concordam que fazer suas atividades de reposição pela internet seria mais prático. A reposição de estoque frequente é uma realidade para a maioria desses profissionais, segundo 75% devido à falta de espaço em seus comércios, e para 70% devido ao alto giro.
O Compra Agora, plataforma B2B focada no varejo de vizinhança, acompanha esses e outros desafios dos varejistas de vizinhança e implementou o WhatsApp como uma de suas principais ferramentas de comunicação e trabalho com seus clientes. Uma vez que o aplicativo conversacional faz parte da vida diária dos donos e gerentes de comércios de vizinhança, a praticidade na palma da mão se tornou essencial.
No último trimestre de 2023, o Compra Agora registrou um aumento de 118% no ticket médio das compras feitas por meio do WhatsApp, um crescimento de 224% em sellout e 43% em número de pedidos feitos por meio da ferramenta conversacional na comparação com o trimestre anterior.
Segundo as empresas, o crescimento das vendas foi impulsionado pelo melhor mês de performance do WhatsApp do Compra Agora com a Black Ofertas, realizada em novembro. A campanha gerou um aumento de 13% em ticket médio, 32% de crescimento em sellout e 33% em número de pedidos quando comparado ao mês de outubro.
O resultado é apresentado depois de um ano de parceria entre a plataforma B2B focada no varejo de vizinhança e a Yalo, principal plataforma de comércio conversacional do mundo. O crescimento das vendas destaca a preferência dos consumidores varejistas pela conveniência proporcionada pelo WhatsApp.
Mais conversas, mais vendas
A parceria entre o Compra Agora e a Yalo, formada em 2023, alinha-se à estratégia de digitalização do varejo de vizinhança do marketplace. A solução Engagement Suite foi integrada ao aplicativo conversacional. O WhatsApp, por sua vez, firma-se como ferramenta fundamental nesse processo, simplificando a experiência de compra para os varejistas.
Ao utilizar o canal, os varejistas têm a facilidade de realizar todo o processo de compra, desde a seleção de produtos até a verificação de listas sugeridas e promoções, tudo de forma integrada e intuitiva, consolidando assim o compromisso da plataforma em fornecer soluções inovadoras para o setor varejista.
Atualmente, 111 mil clientes do Compra Agora têm canal de WhatsApp habilitado para receber notificações, promoções, realizar compras e adquirir crédito. “Isso é um grande diferencial do Compra Agora e bem avaliado pelos nossos clientes varejistas”, explica Thaise Hagge, managing director do Compra Agora. “No fluxo de compras, ele consegue fazer o pedido de ponta a ponta. E o mais importante é a adesão dos clientes. Quando vemos que essa adesão só aumenta é o melhor sinal de que esses clientes estão gostando”.
Tendência conversacional
Ao longo de 2023, a ferramenta entregou cerca de cinco milhões de mensagens, com uma taxa de integração e respostas de 56%. O Compra Agora alcançou 12 mil lojas e 28 mil pedidos realizados, com 93% dos clientes satisfeitos.
O uso de ferramentas conversacionais para a realização de vendas não é exclusivo do Compra Agora. Mais do que isso, vem se fortalecendo como uma tendência. Segundo pesquisa realizada pelo Future Market Insights, em 2022, o comércio conversacional representou cerca de 8% do mercado global de plataformas de comércio eletrônico.
A expectativa é que a modalidade alcance uma receita de US$ 26,3 bilhões até 2032. Há ainda uma previsão de crescimento anual de 31% nos investimentos em chatbots B2B na América Latina entre 2020 e 2025, impulsionado pela demanda por automação de processos empresariais e pela adoção de ferramentas de Inteligência Artificial.
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