Praticamente todos os novos dólares que entram no setor de carne bovina dos EUA são originados de consumidores que compram produtos de carne bovina. Quando a demanda dos consumidores por carne bovina é robusta, os participantes do setor prosperam. Porém, quando a demanda é fraca, eles enfrentam grandes desafios. Tudo o que os produtores puderem fazer para influenciar positivamente a demanda do consumidor por carne bovina acabará por beneficiá-los.
Com a assistência financeira do Kansas Beef Council, está atualmente sendo concluído um estudo elaborado para classificar os fatores que afetam o comportamento de compra de carne bovina pelo consumidor. No estudo, a pesquisa busca classificar os fatores que afetam as decisões de compra de carne bovina pelos consumidores. Para isso, realizou uma pesquisa nacionalmente representativa com 3.001 consumidores dos EUA para identificar e medir a importância dos fatores que influenciam as decisões de compra de produtos de carne bovina. Os resultados revelam várias coisas que os produtores de gado podem fazer para aumentar a demanda por carne bovina.
Na pesquisa, os consumidores responderam a um conjunto de perguntas em que classificaram a importância de nove atributos de produtos de carne bovina ao tomar decisões de compra. Os entrevistados da pesquisa indicaram os 3 mais e os 3 menos importantes entre os nove atributos do produto. As classificações dos atributos estão resumidas no gráfico abaixo. O gráfico informa as porcentagens de entrevistados que classificaram cada atributo como Mais Importante (barras verdes positivas), Menos Importante (barras vermelhas negativas) e Líquido (linha roxa, Mais Importante mais Menos Importante).
Principais conclusões:
1. O frescor, a segurança, o preço e o sabor do produto foram os atributos mais bem classificados no geral, sendo que os dois mais frequentemente classificados como Mais importantes foram o frescor e o preço do produto. Esse é um resultado comum encontrado em vários estudos recentes.
2. Em seguida, na linha de importância geral, estavam o bem-estar animal, o uso de hormônios e antibióticos na produção de carne bovina e o apoio aos produtores locais.
3. O atributo com a classificação mais baixa, por uma margem considerável, foi a carne bovina de baixo carbono, definida como carne bovina produzida com 10% menos emissões de gases de efeito estufa.
4. Cada um dos nove atributos foi identificado como Mais importante por pelo menos alguns consumidores. Isso indica que há oportunidades para nichos de mercado para talvez todos os atributos apresentados, até mesmo para o atributo menos frequentemente identificado como importante, a carne bovina com baixo teor de carbono – 11% dos consumidores indicaram que ele era importante.
O que os produtores podem fazer com essas informações?
1. O frescor do produto de carne bovina é essencial. Os produtores devem enfatizar a importância do frescor do produto com os clientes varejistas por meio do trabalho da associação de produtores com frigoríficos e varejistas.
2. A garantia da segurança dos alimentos deve continuar a ser o foco do setor. Cada estágio da produção de carne bovina, do produtor ao consumidor, pode afetar a segurança dos alimentos. As regulamentações de segurança alimentar na produção e comercialização de carne bovina devem ser continuamente avaliadas e os produtores devem apoiar os esforços para ajudar a garantir a segurança de seus produtos até o prato do consumidor.
3. O preço da carne bovina é importante, e o desenvolvimento e a adoção de tecnologias de produção que tornem o setor mais eficiente afetarão a prosperidade dos produtores a longo prazo por meio de um custo de produção mais baixo e de produtos de carne bovina competitivos em termos de custo para os consumidores.
4. Alguns consumidores dão pouca importância ao preço. Há um mercado forte para produtos de carne bovina de alto custo que oferecem qualidade excepcional, produtos de marca, garantias especiais e certificações. Recomenda-se a diferenciação contínua das ofertas de produtos de carne bovina para proporcionar as experiências alimentares desejadas por diversos consumidores.
5. A qualidade da carne bovina, incluindo sabor, suculência e maciez, é importante para muitos consumidores. Uma experiência alimentar desejável continuará atraindo os consumidores para os produtos de carne bovina. Os esforços para melhorar a qualidade da carne bovina no setor têm sido notáveis nos últimos anos. A valorização do gado usando grades e outros sinais baseados em valor tem sido fundamental para melhorar a qualidade da carne bovina.
6. O segmento de mercado para a carne bovina produzida sem o uso de hormônios ou antibióticos parece estar, no mínimo, estável em cerca de 25% dos consumidores. Os produtores são alertados para não expandir demais o setor para práticas de produção de carne bovina de criação natural e afins, caso a adoção dessas práticas seja mais cara, pois a oferta poderia rapidamente superar o crescimento da demanda, resultando em prêmios de mercado mais baixos.
7. Os esforços contínuos para garantir aos consumidores que todo o setor pratique uma boa administração do bem-estar animal são importantes. Entretanto, as possíveis ambiguidades entre o bem-estar animal e o uso de menos antibióticos na produção de gado devem continuar sendo monitoradas e os esforços devem ser avaliados para torná-las mais compatíveis.
8. Uma oportunidade de nicho de mercado pode estar presente para a carne bovina com baixo teor de carbono; no entanto, ela representa um pequeno segmento de mercado que a maioria dos produtores provavelmente não se beneficiará em buscar. As questões regulatórias relacionadas às emissões de gases de efeito estufa tornaram-se predominantes, independentemente de sua pouca importância para os consumidores. Recomenda-se que as associações de produtores continuem informando os debates sobre políticas em torno das regulamentações ambientais relativas às emissões de gases de efeito estufa. É improvável que o tratamento das emissões de gases de efeito estufa na produção de carne bovina por meio do aumento dos custos de produção seja recuperável por meio de aumentos na demanda dos consumidores. Se a demanda geral do consumidor não aumentar o suficiente para compensar os custos associados às práticas de produção regulamentadas, os produtores sofrerão prejuízos econômicos.
9. As preferências dos consumidores variam, o que é benéfico e desafiador para o setor. O fato de nenhum atributo do produto carne bovina ter sido classificado entre os três mais importantes por muito mais da metade dos entrevistados revela a diversidade de preferências dos consumidores. A vantagem é que várias estratégias de produção e marketing podem ser bem-sucedidas se forem planejadas e direcionadas a consumidores com preferências específicas. O desafio é que uma única estratégia provavelmente será menos bem-sucedida do que uma variedade de estratégias direcionadas a segmentos de consumidores variados.
Fonte: BEEF Magazine, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
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