Dados de um relatório divulgado nesta quarta-feira (17) pela Serasa Experian revelam que a busca por crédito pelos brasileiros retraiu 9,1% entre janeiro e dezembro de 2023. Os números do fechamento anual mostram que a procura por recursos financeiros teve o menor percentual já registrado desde o início da série histórica do índice.
O fechamento anual do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito revela que os brasileiros que recebem até R$ 500 que tiveram a queda mais expressiva (-11,4%) e aqueles ganham mais de R$ 10 mil por mês a menor (7,1%). 2023 foi o segundo ano consecutivo em que a busca por crédito n a praça diminuiu em vez de aumentar.
Dezembro de 2021 foi o período em que a população mais buscou incentivos financeiros com bancos e outras instituições, alcançando uma demanda de 19,1%. Essa alta pode ter sido impulsionada pela pandemia de covid-19, situação em que muitas famílias buscam soluções de crédito para manter a renda após medidas de lockdown.
Confira abaixo os números na íntegra:
Ainda segundo o indicador, todas as regiões registraram queda na busca por recursos financeiros no acumulado de 2023, com destaque para o Distrito Federal (17,7%), o Amapá (-17,5%) e o Rio de Janeiro (-17,0%). Apenas Santa Catarina ficou abaixo dos 3% de retração com -1,7% no passado, segundo a Serasa Experian.
Veja no gráfico abaixo:
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.
A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Conseguiu cuidar de sua saúde financeira em 2023? Conta pra gente, comente!
Deixe uma resposta