Janeiro é considerado um mês importante para a área financeira familiar, pois junta o pagamento de diversos impostos, como IPTU e IPVA, além de gastos com material escolar, para quem tem crianças e jovens. Ou seja, cair em armadilhas é um prato cheio.
Não por menos, órgãos de defesa do consumidor, como Procon, realizam pesquisas para informar aos pais e responsáveis as diferenças de preços na hora das compras.
Pode até parecer algo um pouco irrisório, mas, no fim, economizar na compra de papel, lápis, caneta, borracha e outros utensílios que crianças e jovens usam na escola, da um alívio no bolso. Gastar em determinado produto, por ser de marca ou do personagem favorito do pequeno, pode até agradar o baixinho, mas a perda será significativa ao longo do ano. Assim, pesquisar ou mesmo convencê-lo de escolher outro material pode ser a melhor solução.
Além disso, tomar muito cuidado com as fraudes, em especial nas compras pela internet. Verificar os sites, saber se ele é de confiança, é fundamental para não ter problemas depois. Obviamente que a dica também serve na hora de pagar os impostos, já que criminosos aproveitam este período para se passar de agentes públicos e enviar mensagens e ligações, a fim de obter vantagens.
Por mais que os órgãos municipais venham a fazer alertas de que os únicos canais são os divulgados pelas empresas e autarquias municipais e estaduais, a pessoa fica curiosa com a criatividade dos meliantes em se passar de agentes públicos de verdade, com sites institucionais bem parecidos, mas com o link diferente. Por isso, conferir e fundamental, para não cair em armadilhas.
Claro que, caso venha a cair, o ideal é informar ao órgão responsável a fraude, para ele tomar a devida providência, pois, assim, evita outros consumidores a entrarem no mesmo caminho.
Por isso que janeiro é um mês fundamental para o ano, para fazer o planejamento necessário dos gastos e das economias para os 11 meses restantes.
Deixe uma resposta