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Loja física precisa ter ‘vibe’ para manter fluxo

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Especialista listou quesitos para atrair clientes ao ponto físico, como design, música e atendimento de qualidade

Uma palavrinha que muita gente usa para definir o estado de espírito virou a senha do que a loja física precisa ter para se manter relevante na jornada do consumidor: vibe. Falando de forma bem clara: ter vibe é tudo hoje para manter o fluxo de clientes.

Agência teve a maior delegação do Brasil à NRF

Buhatem e Sueli completaram 15 edições, adotando nova estratégia para grupos este ano

“Missão cumprida, ufa!”, exclamou Alexandre Buhatem Filho, diretor da Agência Primundo, que liderou uma comitiva recorde de brasileiros para participar da NRF Retail’s Big Show, em Nova York. Este ano, 15ª edição que a Primundo leva grupos, entre eles da comitiva gaúcha com Fecomércio-RS, Sebrae-RS, CDL Porto Alegre e SindilojasPOA, foram quase 500 integrantes e um feito: lotar um hotel no coração de Manhattan. “Tá vendo este prédio na esquina? É o Westhouse, um dos 10 melhores da cidade, é 100% Primundo”, descreve. Com os grupos que trouxe ao evento e outras programações, a agência, com sede em Blumenau, em Santa Catarina, respondeu por um de cada cinco brasileiros que estiveram em Nova York para a NRF. Dados da Federação Nacional do Varejo, que promove o evento, apontam que o Brasil teve a maior delegação internacional da edição de 2024, com 2,5 mil visitantes. “Trouxemos a maior delegação do Brasil este ano”, festeja o diretor da Primundo, que mobilizou 20 pessoas para o atendimento. A agência tem um perfil familiar. Na equipe que atua uma semana em torno dos grupos, que chegam dois a três dias antes da feira, tem a mulher e presidente da empresa, Sueli Bonatti, e as filhas Stephanie e Alexia.

“São 15 anos de muito trabalho e trazendo pessoas com muita vontade de aprender”, resume Sueli. Bem afiada sobre a pauta da NRF, a presidente reforça que Inteligência Artificial se confirmou como principal assunto. “Foi a palavra da vez”, anota Sueli. Buhatem atribui o porte da delegação à nova estratégia, que mapeou perfil de participantes para estruturar os pacotes.

Depois da pandemia, a agência registra retomada, com cerca de 200 missões em 2023, quase 20 no exterior, entre elas NRF, NRA (alimentação), em Chicago, e Websummit, em Portugal. “Nossos principais clientes são voltados a missões empresariais nacionais e internacionais.” O impacto para o negócio foi imediato. A receita líquida cresceu 40% no ano passado frente a 2022. “Este ano esperamos aumento de 20% a 30%”, projeta Buhatem. A Primundo atua em diversos estados, com parceiros no Brasil. Para encarar o retorno da demanda, o diretor cita um dos fatores chave: “Não demitimos ninguém. Quando a crise sanitária passou, tínhamos os mesmos 11 funcionários”. No mundo dos serviços, pessoas são essenciais, observa: “Sabíamos que, quando terminasse a pandemia, o que mais a gente ia precisar é gente”. Buhatem lembra que a frase foi validada por um ícone do mundo do turismo e da diversão: “Como dizia Walt Disney: ‘Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade’.”

No Ponto

> O primeiro FBV Talks, que antecede a Feira Brasileira do Varejo, será na próxima terça-feira em Caxias do Sul, das 8h às 9h30min, no Auditório Integração (Rua Alfredo Chaves, 820, 2º andar, Centro). Entrada gratuita. O tema será “Tendências do consumo e do varejo. Insights da NRF”, com Otelmo Drebes Jr, sócio da Lojas Lebes, e Daniele Lazzarotto, fundadora e diretora da Cordão.

> A CDL-POA, com apoio do SindilojasPOA e Sebrae-RS, promove na próxima quarta-feira o evento Pós-NRF, no Teatro Unisinos. Infos e inscrições pelo cdlpoa.com.br. Os painelistas serão Fabiano Zortéa, do Sebrae-RS, e Guga Schifino. Os dois estiveram na fera em Nova York.

> O McDonald’s anunciou o retorno do McFish, sanduíche que tinha público cativo no Brasil. 

> A Jorge Bischoff, do designer gaúcho, projeta abrir mais de 50 lojas da rede de franquia em 2024.

Coluna de segunda

A coluna desta segunda-feira vai mostrar os planos da Anselmi, marca de roupas de tricô com sede em Farroupilha e lojas, para 2024 e que pode incluir Nova York.



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