Maria Rosa Moreira, de 60 anos, moradora de Itaipuaçu, Maricá, teve um grande prejuízo financeiro no Natal após as ceias encomendadas pelos clientes estragarem. É que ela foi umas das vítimas das falhas no serviço de fornecimento de energia da Enel. Nesta quinta-feira (18), a autônoma procurou o Procon Itinerante na Praça do Barroco, no mesmo bairro. O ponto de atendimento vai funcionar até o domingo (28), das 08h às 17h, com o objetivo de ouvir, orientar as medidas de solução das demandas da população de forma prática e objetiva.
“Eu trabalho fazendo ceias e encomendas para festas. E desperdicei todo o material, como empadão, salada de macarrão e arroz à grega. Sem falar nos outros pratos que já tinha preparado antes e não tive como armazenar na geladeira pelo fato de estar sem luz”, afirmou Maria, que vai levar todos os documentos para buscar seus direitos.
“Eu vou trazer fotos, panfletos e tenho anúncios. Vou trazer tudo e seja o que Deus quiser”, declarou.
Foto: Katito Carvalho (Prefeitura de Maricá)
Secretário de Defesa do Consumidor, Felipe Paiva orientou a população a procurar o Procon para ter seus direitos garantidos.
“É muito importante informar ao consumidor maricaense que foi lesado, que procure o Procon levando CPF, identidade, comprovante de residência e toda a documentação pertinente para abertura de processos administrativos”, disse.
“É uma força-tarefa que montamos em Itaipuaçu, que é o maior distrito da cidade, com todo o nosso corpo jurídico para orientar o consumidor”, completou.
Moradores conhecem o serviço
Moradora de Itaocaia Valley, Regina Ribeiro, também foi procurar seus direitos depois de ter que pagar pelo conserto da geladeira nova que começou a falhar, após uma queda de energia na véspera de Natal.
“Fui à sede da concessionária para solicitar uma geladeira nova. Eles me disseram que eu só ganharia um novo equipamento se o meu eletrodoméstico tivesse queimado. A geladeira tem um ano e meio e está nova. Os funcionários disseram que enviariam um técnico da empresa no prazo de 45 dias. Só que não posso ficar 45 dias esperando. Foi então que tive que pagar R$ 200 para um serviço particular para consertar a minha geladeira”, contou.
Documentos necessários
Para abrir um processo no Procon, o consumidor precisa levar identidade, CPF (original e xerox), comprovante de residência (original e xerox), documentos comprobatórios (extrato bancário, cartão de crédito, faturas de telefonia, ou/e contratos, as seis últimas faturas que comprove relação de consumo com o fornecedor/empresa). São necessários também o nome, CNPJ, e-mail e número de telefone da empresa reclamada, além do protocolo de reclamação/atendimento com a empresa.
Foto: Katito Carvalho (Prefeitura de Maricá)
A Secretaria de Defesa do Consumidor e do Procon Maricá disponibiliza números para denúncia, são eles: 99961-0190 ou 96738-7962 (também WhatsApp). Vale destacar que o órgão é responsável por articular, defender e orientar os consumidores maricaenses e também responsável por fiscalizar os comércios do município.
O atendimento presencial pode ser feito na Casa do Consumidor, localizada na Rua Aloísio Costa e Silva, 154 (antigo nº18), no Parque Eldorado, ou no Centro Administrativo de Itaipuaçu, 249, Itaipuaçu.
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