A Amazon está testando uma nova ferramenta baseada em Inteligência Artificial (IA) generativa em seu marketplace. A tecnologia está sendo aplicada à barra de pesquisa “Procurando informações específicas?”, na qual usuários podem encontrar informações disponíveis nos comentários, avaliações e perguntas e respostas de outros compradores. A novidade vem na esteira de outros lançamentos da empresa nos últimos meses.
Em junho de 2023, a Amazon deu início a uma série de testes para utilizar Inteligência Artificial para criar resumos das avaliações de consumidores. No ano passado, também lançou funcionalidades para ajudar vendedores da plataforma a criar apresentações de seus produtos no marketplace. Em novembro, foi a vez do Q, uma IA generativa em formato de chatbot voltado para organizações para ajudar funcionários com suas tarefas diárias – competindo com Google e Microsoft, investidora da OpenAI.
Agora, a Amazon busca oferecer uma nova melhoria na experiência do consumidor em seu marketplace. Por enquanto, os testes estão sendo no aplicativo da Amazon nos Estados Unidos, e ainda não há previsão de quando será lançada oficialmente a todos os clientes.
Perguntas e respostas
Hoje, o usuário que quiser tirar dúvidas sobre determinado produto que está buscando no marketplace da Amazon – além da descrição e detalhamento técnico – deve ler os comentários e avaliações de demais usuários que compraram o item anteriormente. Outro caminho é utilizar a barra de pesquisas “Procurando informações específicas?”, que cruza informações fornecidas nas avaliações para responder ao consumidor.
No entanto, o comprador ainda deposita um bom tempo para tirar dúvidas e saber mais informações sobre o uso do produto – como a qualidade, durabilidade ou mesmo se atendeu às expectativas de usuários que já usaram o item. Agora, com a nova funcionalidade, espera-se que essa tarefa demande menos tempo, produzindo respostas para perguntas de forma ainda mais rápida e precisa. Assim, a experiência de compra dos consumidores pode ser ainda mais fluida e eficaz, ajudando-os a buscar aquilo que precisam e desejam, e atender às suas expectativas.
No entanto, diferentemente de outras ferramentas de IA generativa adotadas pelo mercado, como o ChatGPT, da OpenAI, e o Bard, do Google, a nova solução não é um chat com capacidade de conversar com os usuários. Até o momento, a ferramenta da Amazon é programada para se ater aos assuntos referentes aos produtos do marketplace.
Mas há uma dose de humor na nova IA generativa. O portal de notícias da CNBC demostrou que a ferramenta é capaz de escrever um haiku sobre um produto, ou até mesmo descrevê-lo no estilo de Mestre Yoda, personagem da franquia de filmes Star Wars. No entanto, se o usuário tentar fazer perguntas de outro contexto que não o do universo de produtos do marketplace da Amazon, a ferramenta responde com uma mensagem de erro.
A função da IA
A Amazon não tem trilhado o mesmo caminho em Inteligência Artificial em relação a outras big techs. Enquanto o Google vem investindo em novas soluções de busca por meio do Bard, a Microsoft lançou há poucos meses a ferramenta de geração de imagens por IA generativa do Bing, além do Copilot – um assistente inteligente para usuários das ferramentas da empresa. Isso sem contar a OpenAI, do Chat GPT, que lançou em janeiro a GPT Store, uma loja de aplicativos baseados em IA generativa.
Diferentemente das demais gigantes, a Amazon não lançou funcionalidades de IA para o público em geral ou fora do escopo de seus serviços, como o marketplace e a plataforma de nuvem AWS (Amazon Web Services). Em setembro de 2023, a empresa anunciou um investimento inicial de US$ 4 bilhões na Anthropic – empresa fundada por ex-engenheiros da OpenAI – para apoiar o desenvolvimento de IA generativa e disponibilizá-la aos clientes da AWS.
A corrida pelos avanços da Inteligência Artificial generativa ainda está a todo vapor, com cada empresa conquistando novos terrenos da tecnologia. Ainda resta aos consumidores e o mercado verem como os investimentos da Amazon irão, cada vez mais, resultar em novas experiências e serviços da gigante varejista.
Deixe uma resposta