Sem energia elétrica e em meio a forte calor, moradores de Maricá recorrem à praia para dormir Adriano Marçal / Maricá 24 Horas
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai recomendar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a cassação de concessão de empresas de distribuição de energia que interrompem a prestação do serviço por longos períodos. Além disso, o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, afirmou em vídeo divulgado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta, que essas empresas serão multadas.
- Situação limite: Sem energia elétrica, moradores de Maricá dormiram na praia
— Já ultrapassou qualquer limite do aceitável. Tenho agenda com a Aneel, que deve cuidar desses serviços, e vamos recomendar a cassação da concessão dessas empresas que não têm condições de prestar serviço público porque só visam lucro. Vamos pra cima dessas empresas — disse Damous no vídeo em que aparece ao lado de Pimenta, lembrando que já existem vários processos administrativos abertos.
Ele lembrou o caso da cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, onde a sensação térmica chegou a 60 graus e moradores tiveram que dormir na praia, porque ficaram sem energia elétrica para ligar ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Chuvas fortes atingiram o município.
Damous citou ainda o caso da Ilha do Governador, também no Rio, em que há “rodízio” do fornecimento em diferentes bairros. Também apontou o caso de Porto Alegre e Região Metropolitana, onde, após o temporal na terça-feira passada, muitas pessoas ainda estão sem fornecimento de energia.
Pimenta aproveitou para criticar concessões de serviços públicos que não se reverteram em melhoria dos serviços, e disse que o governo do presidente Lula não vai permitir que as distribuidoras continuem a fazer isso diante do “silêncio de quem devia fiscalizar”.
Deixe uma resposta