A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em continuidade à Operação Especial Festas iniciou, nessa quarta-feira, 6 de dezembro, a segunda etapa da ação com a realização dos ensaios laboratoriais de sete lotes de produtos sazonais alusivos às festas de fim de ano: damasco, nozes e castanhas, amêndoas, uvas passas, panetones.
A Agência de Metrologia atua visando a promoção da concorrência leal, a proteção à vida humana, animal e vegetal, a proteção ao meio ambiente e a prevenção de práticas enganosas de comércio, a fim de garantir a qualidade dos produtos que estão disponíveis para comercialização.
Ensaios laboratoriais asseguram confiança ao consumidor
Atendendo à legislação, durante a visita ao comércio, os técnicos da área de Pré-Medidos recolhem produtos pré-medidos das diversas marcas ofertadas ao consumidor e atendem à normativa do Inmetro de recolhimento de 13 unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.
Durante o processo, é averiguada a pesagem, a análise da quantidade descrita nas embalagens dos produtos para saber se eles de fato correspondem ao conteúdo. Para isso, os produtos são identificados com numeração, pesados individualmente e, posteriormente, são verificadas seis embalagens vazias para observar o peso sem o produto, conforme a legislação vigente. Todos os dados são coletados e analisados.
Nos três lotes que já foram ensaiados, todas as mercadorias foram aprovadas, sem nenhuma divergência de pesagem. No próximo dia 15 de dezembro serão ensaiados os quatro lotes restantes.
A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, reforça que “a agência atua de forma preventiva para eliminar possíveis irregularidades e para garantir ao consumidor as compras seguras. O nosso objetivo é assegurar que os produtos sejam comercializados dentro das normas e padrões legais”, destaca a gestora. E ela reforça que “todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria com o rótulo descrevendo o peso bruto da mercadoria”, afirma a presidente.
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