Distância em (Quilômetros) 50

Black Friday atrai 70% dos catarinenses para compras, aponta Fecomércio

  1. Homepage
  2. Uncategorized
  3. Black Friday atrai 70% dos catarinenses para compras, aponta Fecomércio
TSG-17.jpg


7 em cada 10 catarinenses fizeram compras na Black Friday, aponta Fecomércio

Consumidores que planejaram compras tiveram gasto médio maior (Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo NSC)

Um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) apontou que 7 em cada 10 catarinenses fizeram compras durante a Black Friday. A pesquisa leva em consideração as respostas de 2.102 consumidores, entrevistados em sete cidades: Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Blumenau, Joinville, Lages e Itajaí, entre os dias 27 de novembro a 3 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Entre aqueles que tinham planos de comprar na data, marcada por descontos, 82,2% efetivaram a compra, conforme a pesquisa. A maior parte dos consumidores é mulher (60,6%) e tem entre 26 e 35 anos (31,7%).

Além disso, 89,2% dos consumidores teve êxito na busca por produtos específicos, ou seja: conseguiram comprar aquilo que desejavam.

A pesquisa também aborda os principais critérios considerados na hora da compra. Cada item foi avaliado com notas de 1 a 10, sobre o quanto cada um influenciou a decisão da compra, considerando que 1 não influenciou, e 10 influenciou totalmente.

Continua depois da publicidade

O produto em si foi o principal critério (8,94), seguido pela praça, que diz respeito ao local de compra (8,90).

O que os catarinenses compraram

Os produtos mais comprados na data foram itens de vestuário (26,4%) e os eletroeletrônicos (24,2%). Os calçados aparecem em terceiro lugar, com 14,7%. No entanto, mesmo sendo o principal setor, foi um dos com o menor gasto médio (R$ 358,84). Os móveis foram os que tiveram o maior valor médio gasto: R$ 868,39.

Em geral, o gasto médio geral foi de R$ 648,66. Entre as cidades, o maior gasto médio foi em Chapecó (R$ 774,70), enquanto os consumidores de Lages foram o que menos investiram nas promoções (R$ 540,08). Quanto à quantidade média de produtos comprados, a média geral foi de 3,11.

Gasto médio por cidade

  • Chapecó – R$ 774,70
  • Itajaí – R$ 729,83
  • Florianópolis – R$ 721,03
  • Joinville – R$ 618,67
  • Blumenau – R$ 597,07
  • Criciúma – R$ 572,10
  • Lages – R$ 540,08

Continua depois da publicidade

A maior parte das compras (77,9%), foi em lojas físicas, enquanto o meio digital (lojas online) teve 27,3% da preferência dos consumidores. Entre as lojas físicas, a preferência foi por comércios localizados no centro das cidades (59,1%). As compras online superaram em 5,7 pontos percentuais as compras nos comércios em outros bairros das cidades pesquisadas (21,6%).

Mesmo não sendo a principal preferência, foi no meio online que os consumidores mais investiram: o gasto médio desta forma de compras ficou em R$ 700,88.

Outro indicador mostra que quem se planejou para fazer compras teve o gasto médio maior (R$ 713,47) do quem apenas aproveitou as promoções (R$ 528,50).

Leia mais

SC exporta 2º maior valor da história em 2023, mas futuro da economia gera insegurança

Catarinenses pretendem gastar 27% a mais na Black Friday 2023



Source link

Deixe uma resposta

Open chat
Olá
Podemos ajuda-lo?