Com informações Sebrae/MS
Uma iniciativa que visa facilitar a renegociação de dívidas entre consumidores e empresas foi realizada em Coxim, no Mato Grosso do Sul, com o apoio de diversas instituições. A campanha “Limpa Nome”, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Coxim (ACIAC) e Procon, em parceria com o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora e da Prefeitura Municipal, teve o seu resultado oficial apresentado na noite desta segunda-feira (18), no auditório da ACIAC no município.
Segundo os organizadores, a campanha foi um sucesso, pois conseguiu atender a demanda de 33 acordos, com expectativa em sanar R$ 42.198,00 de dívidas. Cinco empresas participaram da ação, que teve como objetivo principal dinamizar o comércio local e aumentar o poder de compra do consumidor. Além disso, a campanha também contribuiu para reduzir a inadimplência e melhorar a lucratividade dos empresários.
O prefeito de Coxim, Edilson Magro, destacou que esta é mais uma ação da parceria Aciac, Prefeitura Municipal por meio do Procon, Sebrae através do Cidade Empreendedora, que visa ajudar o comércio no dia a dia. Ele também ressaltou as outras iniciativas que estão sendo realizadas para fomentar a economia local, como a sala do empreendedor, a Receita Federal, o apoio aos agricultores familiares, as festas tradicionais e as atrações esportivas. Ele ainda anunciou que na próxima sexta-feira (22) haverá a Cantata de Natal junto com o Show de prêmios, como forma de celebrar e incentivar o comércio.
A consultora de mercado do Sebrae/MS, Andréa Afif, explicou que a campanha “Limpa Nome” faz parte do Plano de Desenvolvimento Econômico de Coxim, elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora. Ela afirmou que o papel do Sebrae/MS é plantar a semente e mostrar para todos os envolvidos que os resultados podem ser cada vez melhores. Ela também disse que a campanha serve de exemplo e pode atingir positivamente uma parcela ainda maior de empresários que queiram ter seus negócios com menos inadimplência e mais lucratividade.
A gerente do Procon, Géssica Soares, disse que a campanha teve o poder de mostrar aos empresários e consumidores que tudo é possível desde que haja comprometimento de ambas as partes. Ela contou que desde o início da campanha, o Procon se preocupou em mostrar a eles a importância dessa ação, tanto para quem precisa receber, quanto para quem precisa pagar e voltar a ter nome limpo e poder de compra. Ela destacou que o Procon conseguiu tirar 100% dos juros de todas as dívidas, o que foi muito importante para um desfecho positivo.
O presidente da ACIAC, Reginaldo Santos, salientou a importância dessas ações para o desenvolvimento do município. Ele disse que em valores renegociados, a ação foi um sucesso, principalmente para os empresários que participaram. Ele também expressou a sua intenção de que isso sirva de exemplo e estímulo para os demais.
Os empresários que participaram da campanha também manifestaram a sua satisfação com o resultado. Paulo Cezar Mariano, que firmou nove acordos, disse que foi muito importante ter o apoio das instituições. Otacílio Siquera, proprietário de uma loja de imóveis, parabenizou o sucesso da campanha. A loja que ele representa foi a que mais renegociou dívidas em valores, um total de treze acordos. Ele agradeceu as entidades envolvidas e disse que sozinhos, jamais conseguiriam um êxito como esse.
A campanha “Limpa Nome” foi realizada entre os dias 13 de novembro e 12 de dezembro, e contou com o cadastro das empresas interessadas na ACIAC, e o contato feito pelo Procon. A expectativa é que a campanha seja repetida em outras ocasiões, para beneficiar mais consumidores e empresários em Coxim.
Deixe uma resposta