O Natal passou, mas como todo início de ano, consumidores insatisfeitos aproveitam a primeira semana do ano para realizar a troca de presentes. No centro de Campo Grande, o movimento ainda é fraco, o que lava os comerciantes a investirem em promoções e estender o prazo de troca para atrair consumidores que vão às lojas para trocar presentes, mas acabam saindo com itens adicionais.
No primeiro dia útil do ano, o comércio de Campo Grande abriu cedo com a expectativa de uma alta demanda de clientes na hora do troca-troca de presentes. Entretanto, o fluxo de ainda é tímido, e diversas lojas permanecem fechadas.
Na loja Mega Jeans, a gerente Kelly Martins afirma que as trocas já começaram, e a expectativa é de aumento no movimento nos próximos dias. Para atrair mais clientes, a loja decidiu investir em promoções.
“Geralmente, as pessoas vêm trocar e acabam comprando algo mais caro, por isso realizamos ofertas. Embora seja cedo, já registramos algumas trocas, e a expectativa é de movimento intenso ao longo da semana”, diz Kelly.
Outra estratégia adotada pelos comerciantes é estender o prazo de troca, considerando que, durante as festas de fim de ano, os consumidores esperam até a virada do ano para efetuar as trocas.
Karine Cintra, gerente da loja Pitanga Morena, afirma que até as 11h já foram realizadas três trocas, número considerado alto.
“Nesse período, sempre lançamos promoções para que as pessoas encontrem opções mais em conta e acabem comprando. Além disso, ampliamos o período de troca para dez dias ou mais, já que muitos preferem fazer a troca após a virada ne passa dos sete dias”, explica.
Para Alessandra Silva Souza, da Malibu Store, o movimento neste início de ano começou abaixo do esperado, mas deve aumentar até o fim da semana.
“Tivemos apenas uma troca na semana passada. O movimento está baixo, mas ainda esperamos uma melhora ao longo da semana”, afirma.
Regras para a troca de presentes
Cor errada, gosto ou tamanho inadequado, seja qual for o motivo, a troca de presentes exige algumas regras e os comerciantes não são obrigadas a realiza-las.
O Procon/ MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), orienta que quando a troca é motivada por gosto ou tamanho, como o caso de vestuário, a loja não é obrigada a fazê-la, a menos que no ato da venda tenha se comprometido com o cliente a realizar o processo. E como de praxe, a etiqueta deve ser mantida na peça para que a troca seja feita. No entanto, a maioria da lojas optam pela troca para não gerar decepção e fidelizar o cliente,
Nos casos de defeitos, o prazo para a solução do problema é de 30 dias, podendo ser feita a devolução do valor pago, ou abatimento em outra peça. O prazo deixa de existir somente quando o produto é de uso essencial ou quando o defeito compromete as características ou valor do bem adquirido.
Compras pela internet
Já as compras pela internet, o prazo para desistência é de sete dias. A data conta a partir da data de aquisição ou recebimento do produto. Nessa situação, o cliente precisa devolvê-lo e somente após a devolução terá o valor reembolsado, incluindo o frete.
Reclamações
Em caso de dúvidas ou reclamações os consumidores têm podem entrar em contato com o órgão através do 151. Também é possível preencher um relatório de reclamação pelo site: www.procon.ms.gov.br. No enderenço eletrônico também é possível consultar a unidade de atendimento presencial mais próxima na Capital e interior do Estado.
Deixe uma resposta