No mês passado, o cartão de crédito aparecia como principal problema para seis em cada dez pessoas que tinham contas atrasadas, segundo dados do Instituto Locomotiva.
Para Otto Nogami, professor de Economia e Finanças do Insper, há duas formas de ver como o limite do rotativo do cartão impacta consumidores e instituições financeiras.
“Pelo lado financeiro, pelo lado do consumidor — como esse programa, né, vamos chamar assim —, faz parte de um projeto do governo para resgatar o crédito do consumidor. Então, tem um lado, vamos dizer assim, populista”, diz ele em entrevista ao podcasts O Assunto desta quinta-feira (4).
“Por quê? Porque é uma maneira do governo agradar o consumidor, facilitar sua vida no que diz respeito ao acesso aos mais diferentes bens e serviços através do crédito.”
Mas também, segundo ele, é preciso entender que esse projeto é “uma maneira do governo interferir nas relações de mercado”, nas suas palavras.
“Mais especificamente, é interferir no preço do dinheiro ou seja na taxa de juros que incide sobre o crédito.”
Segundo Otto, sob a ótica do mercado financeiro, essa intervenção, de alguma maneira, potencializa o risco das instituições financeiras.
“Por quê? A própria taxa de juros quer cobrada no rotativo do cartão de crédito tem embutido dentro dele uma uma taxa, vamos chamar assim, de risco comercial. Ou seja é o risco da inadimplência”, diz ele.
“A partir do momento que há esse tipo de interferência, a tendência natural é que essas instituições comecem a ser mais seletivas na concessão do crédito. E isso, então pra minimizar o risco da operação, e isso de, alguma maneira, quer queira quer não, acaba prejudicando principalmente aquele consumidor que hoje é altamente dependente do cartão de crédito.”
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O que você precisa saber:
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery. Neste episódio colaborou: Sarah Resende.
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