A confiança do consumidor em dezembro subiu para 93,7 pontos após duas quedas consecutivas. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo FGV/Ibre, foi divulgado nesta sexta-feira, 22.
Entretanto, em médias móveis trimestrais, o indicador recuou pelo terceiro mês consecutivo, em 1,1 ponto, para 93,3 pontos.
Em dezembro, o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,5 pontos, alcançando 103,3 pontos após três quedas consecutivas, enquanto o Índice da Situação Atual (ISA) caiu pelo terceiro mês consecutivo, agora mais intensamente, em 1,7 ponto, para 80,4 pontos.
Entre os quesitos que compõem o ICC, o que mede as perspectivas para as finanças familiares futuras foi o que apresentou a maior contribuição para o aumento da confiança no mês, ao avançar 6,9 pontos, para 100,6 pontos – isso após acumular 13,9 pontos de queda nos últimos três meses.
A melhora também foi observada no indicador que mede as perspectivas sobre a situação futura da economia, que subiu para 112,9 pontos. A expectativa de compras de bens duráveis apresentou resultado negativo no mês ao recuar 1,6 ponto, para 96,1 pontos.
Deixe uma resposta