Distância em (Quilômetros) 50

Consumidor deixa de pagar contas para comprar presente de Natal

  1. Homepage
  2. Uncategorized
  3. Consumidor deixa de pagar contas para comprar presente de Natal
presente-natal-dividas.jpg


Saiba quais são as principais contas que deixarão de ser pagas

img

Pesquisa prevê que 15,2 milhões de consumidores fiquem inadimplentes em seus compromissos financeiros por conta das compras de Natal | Crédito: Adobe Stock

As celebrações de fim de ano e a compra de presentes para o Natal aumentam os gastos do consumidor durante o período de comemorações. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) alertam para os impactos no orçamento familiar, principalmente para quem já está endividado.

Neste contexto, pesquisa realizada em parceria com a Offerwise mostra que 9% dos consumidores pretendem deixar de pagar alguma conta para adquirir os presentes de Natal e 8% farão o mesmo devido às comemorações do Ano Novo. Entre as principais contas que deixarão de ser pagas para comprar presentes de Natal ou participar das festas de fim de ano, segundo os consumidores ouvidos, estão internet (19%), TV por assinatura (17%), conta de água/luz (16%) e cartão de crédito (13%).

Ainda de acordo com o levantamento, 33% dos consumidores que pretendem presentear este ano possuem contas em atraso, sendo que 69% estão com o nome sujo. Outro dado preocupante é que 24% costumam gastar mais do que podem com o presente de Natal e, desta forma, o estudo estima que 15,2 milhões de consumidores fiquem inadimplentes em seus compromissos financeiros devido às compras para a data comemorativa. 

O presidente da CNDL, José César da Costa, ressalta a importância de evitar o excesso de gastos para não comprometer o orçamento familiar. “Muitas famílias já estão endividadas, por isso a prioridade deve ser o pagamento das contas. O recomendável é não se deixar levar pelas emoções, e planejar as despesas de acordo com o orçamento, sempre priorizando a quitação de contas. Fazer uma lista prévia do que se deseja e pesquisar preços são as atitudes mais indicadas para não extrapolar o orçamento”, orienta.

No ano passado, 13% dos consumidores que fizeram compras de final de ano ficaram com o nome sujo por causa das dívidas pendentes, sendo que 5% já limparam o nome e 8% ainda estão negativados. A pesquisa mostra inda que, em média, o valor das dívidas em atraso é de R$ 1.152.

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!





Source link

Deixe uma resposta

Open chat
Olá
Podemos ajuda-lo?