Distância em (Quilômetros) 50

Consumidores de MS sofreram 13,2 mil tentativas de golpe em um mês

  1. Homepage
  2. Uncategorized
  3. Consumidores de MS sofreram 13,2 mil tentativas de golpe em um mês


Fraude

Os alvos preferidos dos fraudadores são pessoas com idades entre 36 e 50 anos

29 DEZ 2023 • POR Laura Brasil • 16h55



Em outubro, Brasil registrou mais de 837 mil tentativas de fraude – Crédito: PX Here

Em um mês, Mato Grosso do Sul teve 13,2 mil tentativas de golpe, seja contra empresas ou consumidores. Sendo que na região Centro-Oeste do país foram 79.914 tentativas de fraude. A maior incidência de golpes ocorre no final de ano, quando o consumidor está a procura de presentes.  

A pesquisa dos Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, apontou que somente em outubro foram registradas 837.419 tentativas de fraudes contra consumidores e empresas no Brasil. Isto é, a cada 3,2 segundos uma pessoa foi vítima de golpe. Enquanto em setembro o dado foi de 2,3%. 

“O crescimento nas tentativas de fraude nos meses finais do ano é marcado pelo aumento nas compras e no uso de crédito. Muitos criminosos tentam roubar identidades para pedir empréstimos e abrir contas em banco. Nesse cenário, a prevenção de fraudes é uma responsabilidade compartilhada entre empresas, consumidores e autoridades regulatórias, e todos devem estar atentos para proteger suas informações pessoais e financeiras por meio de ferramentas eficazes. A segurança e autenticação em camadas de proteção, que envolve níveis de tecnologia como biometria facial, verificação de documentos, de dispositivos e identidade, ainda são a melhor opção para identificar quem é quem e, de fato, blindar pessoas e empresas contra golpes”, considera o Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.


As maiores ocorrências foram em bancos e cartões (50,2%), o setor menos visado pelos criminosos foi o de serviços (28,2%). Veja nos gráficos a seguir os detalhes do levantamento:

Público alvo dos fraudadores

Segundo a pesquisa da Serasa Experian, os alvos preferido dos fraudadores são consumidores com idades entre 36 e 50 anos (35,8%), enquanto jovem com idade até 25 anos caíram menos nos golpes representando apenas (7,0%).

Confira dicas para se proteger

Os especialistas indicam aos consumidores usar senha forte no celular e cartões de crédito, evitando datas de aniversário ou sequência numéricas. Em caso de vendas online, desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens que estejam com o preço muito abaixo do mercado. 

Cibercriminosos conseguem replicar páginas da internet de empresas conhecidas, nessa época do ano, é comum a tentativa de invadir os dispositivos por meio dessas táticas. Além disso, costumam fazer uso do e-mail e mensagens falsas via SMS. 

Com isso, quando o consumidor digita os dados acreditando estar fazendo um cadastro na empresa real acaba caindo em um golpe e os criminosos conseguem coletar informações como dados dos cartões de crédito, senhas e informações pessoais do comprador. Outro ponto para ter atenção são os links compartilhados em grupos de mensagens em rede social que ao clicar afetam o dispositivo com vírus sem que o usuário perceba.

O alerta vale para a chave Pix que deve ser cadastrada apenas nos canais oficiais das agências, como aplicativos de banco, Internet Banking ou agências. Portanto, recomenda-se nunca fornecer senhas ou códigos de acesso fora dos serviços mencionados. 

A incidência de pessoas pedindo transferências via WhatsApp se passando por parentes ou conhecidos é muito comum. Antes de realizar a movimentação, a dica é telefonar para a pessoa para confirmar se realmente trata-se de um conhecido. Já que o contato pode ter sido clonado ou falsificado. 

Informações pessoais, dados de cartões só devem ser fornecidas se tiver certeza que está em um site seguro. É importante monitorar constantemente o CPF para verificar que não foi vítima de qualquer fraude no Pix. 

 

Fraudômetro

Com o “Fraudômetro”, a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude no país, é possível verificar o número de tentativas de fraudes registradas na Serasa Experian desde janeiro de 2023. Basta acessar o link (http://www.fraudometro.com.br).

A ferramenta leva em conta análise de documentos, biometria facial e verificação cadastro. Segundo o Datatech, entre janeiro até dezembro de 2023, a estimativa é que tenham ocorrido mais de 9,2 milhões de tentativas de fraude em todo país.

Assine o Correio do Estado



Source link

Deixe uma resposta

Open chat
Olá
Podemos ajuda-lo?