O Governo de Rondônia informou ontem, 17 de janeiro, que a Coordenadoria Estadual do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) anunciou que uma fiscalização será conduzida para assegurar o cumprimento das normas de proteção ao consumidor por parte das empresas aéreas.
A ação faz parte da fiscalização e pesquisa abrangente sobre a percepção dos consumidores em relação aos serviços prestados pelas companhias aéreas, que foram iniciadas nesta semana pelos Procons de todo o Brasil, por meio da Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), em parceria com os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).
Esta iniciativa, que engloba Procons estaduais e municipais, Ministério Público, defensorias públicas e entidades civis de defesa do consumidor, visa compreender o perfil dos passageiros de avião e as experiências vivenciadas por eles durante o uso desse meio de transporte.
O coordenador Estadual do Procon em Rondônia, Yan Gabriel, destacou a importância dessa ação conjunta, afirmando que “a fiscalização será uma extensão desta pesquisa, buscando garantir que as políticas públicas desenvolvidas estejam respaldadas por práticas transparentes e alinhadas com as necessidades reais dos passageiros”.
Pesquisa nacional
No caso da pesquisa nacional online, os questionários abordam uma variedade de tópicos, desde a facilidade de compra de passagens até a qualidade do atendimento a bordo. Questões relacionadas à segurança, pontualidade e comunicação em situações de imprevistos também estão presentes, permitindo assim, uma análise abrangente das experiências dos passageiros.
A pesquisa e a fiscalização ocorrem em um momento estratégico, à medida que o setor de aviação busca se adaptar aos desafios impostos pela pandemia e às crescentes expectativas dos consumidores em termos de qualidade e transparência nos serviços oferecidos.
Os resultados dessa pesquisa vão servir como base para a elaboração de estratégias e políticas públicas, que têm como objetivo, aprimorar a experiência do consumidor no setor de transporte aéreo.
A participação dos consumidores é crucial para garantir que as vozes dos passageiros sejam ouvidas, e a fiscalização complementa esses esforços, garantindo o cumprimento das normas e a proteção efetiva dos direitos dos consumidores.
A pesquisa, disponível aos consumidores até o dia 25 de janeiro, pode ser acessada através deste link.
Deixe uma resposta