Serviços de assinatura de jogos cresceram enormemente nos últimos anos, principalmente após o sucesso do Xbox Game Pass. Hoje, o PlayStation tem a PS Plus Extra e PS Plus Deluxe, ao passo que a Nintendo aposta num catálogo de games retrô com o Nintendo Switch Online. Dentre as grandes desenvolvedoras, a Electronic Arts tem o EA Play, enquanto a Ubisoft criou o Ubisoft+.
Em uma recente entrevista ao site GamesIndustry, o diretor de assinaturas da Ubisoft, Philippe Tremblay, defendeu que precisa haver mudança de mentalidade nos consumidores de games, que se acostumaram por décadas a serem donos de seus jogos. Para o executivo, o crescimento dos serviços de assinatura, como o próprio Ubisoft+ é um sinal desss mudança, que ocorreu, segundo Tremblay, de forma mais rápida em serviços de assinatura de streaming de filmes, séries e músicas.
“A questão não é forçar os usuários a seguir um caminho ou outro. Oferecemos compra, oferecemos assinatura e o que importa aqui é a preferência do jogador. Estamos vendo algumas pessoas que compram optando por assinar agora, mas tudo funciona”, destacou o diretor de assinaturas da Ubisoft.
“Uma das coisas que vimos é que os jogadores estão acostumados, a ter e possuir seus jogos”, acrescentou Tremblay. “Essa é a mudança no consumidor que precisa acontecer. Eles se sentiram confortáveis em não possuir sua coleção de CDs ou DVDs. Essa é uma transformação que demorou um pouco mais para acontecer.”
Tremblay disse ainda que ele próprio ainda possui mídias físicas, mas frisou que cada vez mais a compra de jogos vai coexistir com serviços de assinatura. Ele enxerga essa transformação no mercado como um processo progressivo, assim como o próprio mercado de streaming e jogos na nuvem.
“Ainda tenho duas caixas de DVDs. Eu definitivamente entendo a perspectiva dos jogadores com isso. Mas à medida que as pessoas adotarem esse modelo (de assinatura), elas verão que esses jogos existirão, o serviço continuará e você poderá acessá-los quando quiser. Isso é reconfortante. Streaming também é algo que funciona muito bem com assinatura. Então você paga quando precisa, em vez de pagar o tempo todo”, concluiu o executivo da Ubisoft.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! | Siga Gabriel Sales no Twitter.
Deixe uma resposta