O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos de dezembro acelerou em relação ao mês anterior e também em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados também ficaram acima do consenso dos economistas ouvidos pelo “The Wall Street Journal”.
O CPI de dezembro subiu 0,3% em dezembro ante novembro, de acordo com os números divulgados há pouco pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS, na sigla em inglês). A alta foi superior ao avanço de 0,2% do consenso de analistas e ficou acima dos 0,1% verificados em novembro.
Veja mais
Na comparação com dezembro de 2022, o CPI americano subiu 3,4%, acima dos 3,1% registrados em novembro e dos 3,2% do consenso.
O núcleo do indicador, que exclui os voláteis itens de alimentos e energia, subiu 0,3% em relação a novembro, estável em relação ao mês anterior. Já a taxa anual do núcleo ficou em 3,9%, abaixo dos 4,0% de novembro, mas acima do consenso de 3,8%.
Veja mais
Segundo o BLS, O índice de moradia continuou a subir em dezembro, contribuindo com mais da metade do valor mensal de todos os itens. O índice de energia subiu 0,4 % ao longo do mês, à medida que os aumentos nos índices de eletricidade e da gasolina mais do que compensou a queda do índice do gás natural. O índice de alimentos subiu 0,2%.
Veja aqui a íntegra do documento.
Deixe uma resposta