A inflação ao consumidor anual da zona do euro foi de 2,4% em novembro de 2023, ante 2,9% em outubro, segundo dados finais divulgados nesta terça-feira (19) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. Um ano antes, a taxa era de 10,1%. A variação mensal dos preços entre outubro e novembro foi de -0,6%.
No bloco da UE, inflação anualizada foi 3,1% em novembro, também abaixo dos 3,6%observados em outubro. Um ano antes, a taxa estava em 11,1%.
O núcleo da inflação na área da moeda comum europeia, desacelerou de 4,2% para 3,6% e termos anualizados em novembro. O indicador, que exclui as variações de energia e de alimentos, bebidas e tabaco, teve deflação de 0,6% no mês
Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita
Em novembro, os preços da energia foram 11,5% mais baixos que em outubro em termos anuais. A inflação de alimentos, bebidas e fumo foi de 6,9% e os preços dos serviços tiveram variação de 4%.
Na comparação com outubro, a inflação anual caiu em vinte e um Estados membros, se manteve estável em três e aumentou em outros três países. As taxas anuais mais baixas foram registadas na Bélgica (-0,8%), Dinamarca (0,3%) e Itália (0,6%). As taxas anuais mais elevadas foram registadas na República Tcheca (8,0%), Hungria (7,7%), Eslováquia e Romênia (ambas com 6,9%).
XP
Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.
Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar
Deixe uma resposta