Pelo menos 53% dos consumidores brasileiros levam marmita para o trabalho. De acordo com levantamento da empresa de consultoria em foodservice Galunion, o principal motivo para o comportamento é a economia, respondida por 65% dos entrevistados. Outros 51% afirmam que comer saudável é um dos motivos, seguido da economia de tempo (34%).
“Isso evidencia que há novas possibilidades para quem busca atingir esse perfil de público com a marmitas prontas, entregando qualidade e sabor, aliados a um bom custo-benefício”, explica Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion.
O levantamento, intitulado “Alimentação hoje: A visão dos consumidores de Foodservice”, contou com 1.048 entrevistados, entre homens e mulheres acima de 18 anos, das classes A, B e C. Destes, 51% estão trabalhando para uma empresa home office e/ou presencialmente, 26% estão trabalhando de forma autônoma, 13% estão trabalhando tanto para empresa quanto de forma autônoma para complementar a renda e 10% não estão trabalhando.
Consumo em restaurantes
Já com foco no consumo presencial, o estudo também traz os principais motivos apontados pelos consumidores com base na experiência de comer fora. Para 56% dos entrevistados, a experiência de sair para comer com serviço amigável e de qualidade é o principal motivador, para 43% é o encontro com amigos e familiares, para 40% é a necessidade de almoço ou jantar por conveniência, 33% por buscarem pratos ou menus novos e inovadores que não podem ser reproduzidos em casa, e 25% por preferirem ambientes com conceitos novos e interessantes.
A pesquisa também mostra quais são os critérios de escolha de restaurantes para consumo presencial. Em primeiro lugar, está o quesito de higiene e limpeza, com 59%, seguido por ter uma comida gostosa com 55% e ter preço justo com 54%. Já entre os diferenciais na escolha de um restaurante para efetuar as refeições de forma presencial, 46% preferem espaços abertos e ao ar livre, 40% buscam ter entretenimento, 39% querem ambientes com uma decoração diferenciada, temática ou instagramável, enquanto 34% optam por locais que tenham uma cozinha aberta e visível.
Outro dado relevante, mostra que 68% dos entrevistados compram de marcas que só encontram nas plataformas de delivery, também conhecidas como dark kitchens. Isso mostra uma mudança no comportamento do consumidor, principalmente no cenário pós-pandemia, graças às vantagens e aos benefícios de utilizar o delivery para diferentes períodos do dia, em qualquer lugar, para diversos tipos de culinárias, inclusive padarias, que exploravam pouco essa modalidade anteriormente.
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