Analises laboratoriais confirmaram que 12 lotes de azeites de oliva não atendem aos padrões de qualidade e estão impróprios para o consumo humano. Os lotes terão de ser recolhidos das prateleiras, conforme determinação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Ao todo, são dez marcas de oito empresas responsáveis que foram encontradas em supermercados, centro de distribuição ou em estabelecimento envasilhador, e que representam 82 mil litros do produto apreendido e retirados dos mercados.
Além dos 12 lotes anunciados, há também outros produtos que foram cautelarmente apreendidos devido a indícios de irregularidades. Esses produtos ainda aguardam parecer laboratorial final.
Segundo produto mais fraudado no mundo
De acordo com o Mapa, o azeite é o segundo produto mais fraudado no mundo. Para saber sobre a qualidade, o ministérios disponibiliza uma lista em seu site de produtos irregulares apreendidos.
Aos que tiverem esses itens em casa, a recomendação é para que sejam devolvidos nos pontos de venda em que foram adquiridos.
Para evitar ser enganado, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher os produtos:
- desconfie de preços muito abaixo da média do mercado;
- confira sempre a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;
não compre azeite a granel; - é importante estar atento à data de validade e aos ingredientes contidos; e
- opte por produtos com a data de envase mais recente.
Deixe uma resposta