Se em 2023 a NRF trouxe temas como Inteligência Artificial, experiência do consumidor e a transformação da loja física, este ano a maior feira de varejo do mundo acabou se aprofundando nessas e em outras temáticas debatidas nos três dias de evento, em Nova York.
Em um dos painéis do Javits Center, o brasileiro Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, abriu a conversa trazendo exemplos do Retail Innovations 2024, estudo que apresenta 52 casos de destaque no varejo pelo mundo. Um dos cases era da Nike e a iniciativa da empresa em criar lojas específicas para a linha Jordan, com objetivo de aumentar ainda mais o valor da marca por meio de canais diretos.
“Tudo que fazemos está voltado ao consumidor. Ele está no centro. Servir, conectar e ajudar esse consumidor é o que temos tentado fazer, principalmente em nossas lojas”, revelou Marcelo Trevisan, diretor sênior de Planejamento Global da Jordan Nike, no bate-papo com Yamashita.
O executivo focou principalmente na abertura da loja “World of Flight” em Shibuya, no Japão, que tentou trazer uma experiência imersiva do cliente com a marca, combinando design, narrativa e tecnologia. Logo na entrada da loja, um grande corredor, para remeter aos corredores que os jogadores passam antes de entrar nas quadras. Passando depois por uma sala aconchegante, com ambientação de anos 1980, quando tudo começou para Michael Jordan.
Ambientes de personalização de jaquetas e tênis, lugares com obras de artistas locais, para que o público da região se sinta identificado, e até pequenos estúdios para criação de conteúdo fazem parte da nova loja Jordan de Shibuya. Tudo isso para o cliente se sentir o mais à vontade possível.
“Nosso propósito é celebrar a cultura do basquete. Vivenciar os produtos. Transportar o consumidor para essa experiência. ‘Jordan’ é uma marca, não uma categoria dentro da Nike. O consumidor tem de estar imerso na cultura do basquete. Toda essa jornada tem que ser de certa maneira simples, mas surpreendendo também. No final, só queremos dar ao consumidor o que ele quer”, afirmou Trevisan.
Questionado por Eduardo Yamashita sobre o futuro da omnicanalidade no varejo, o diretor sênior de Planejamento Global da Jordan Nike não deixou dúvidas que o consumidor seguirá norteando as operações dos varejistas pelo mundo.
“Queremos atender o consumidor onde ele estiver. O que ele precisar e onde ele precisar. Hoje o ponto físico precisa estar mais próximo do cliente. Ser um local de experiências diferenciadas. Emoções. Sensações. Fazer com que o consumidor sinta algo diferente é fundamental, seja no físico ou no digital. O futuro será um local onde o consumidor passará por uma porta e quem atender saberá exatamente o que ele está pensando e querendo”, finalizou Marcelo Trevisan.
O que é a NRF?
A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro.
Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes. A MERCADO&CONSUMO faz uma cobertura especial do evento, e esteve em Nova York acompanhando a delegação da Gouvêa Experience.
“Passamos por muitos desafios nos últimos tempos como inflação e instabilidade do mercado. Mesmo assim as vendas no último ano cresceram 26%. Os varejistas continuam resilientes. Serão 40 mil pessoas passando por aqui, com 6200 marcas de 104 países. Em sua história a NRF ajudou a propagar a mensagem do varejo e ainda vamos realizar muitas coisas juntos”, afirmou John Furner, presidente e CEO do Wallmart US e chairman da NRF na abertura do evento de 2024.
Imagens: Gustavo Grohmann
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