No início do ano passado, a Visa divulgou um relatório de tendências de viagens, que reunia informações sobre motivações para fazer turismo. A pesquisa apontava que, para viajantes da América Latina e Caribe, viajar era uma espécie de recompensa merecida pelo trabalho desempenhado no dia a dia. Na alvorada de 2024, é preciso entender como as prioridades do consumidor mudaram e o que os levará a pegar a estrada nos próximos meses.
Segundo divulgado pelo Skift, o estudo 2024 Travel Trends, desenvolvido pela GHA (Global Hotel Alliance), uma coleção de 40 marcas de hotéis independentes com mais de 800 unidades em 100 países, fornece uma visão interna dos planos de viagem e prioridades dos viajantes de hoje em 10 mercados-chave em todo o mundo.
“No geral, a pesquisa confirma que as viagens estão de volta e com força, sem sinais de desaceleração”, diz Kristi Gole, vice-presidente executiva de Estratégia da GHA. “As viagens de lazer continuam a ser o foco e os viajantes estão cada vez mais ansiosos por ver e experimentar coisas novas.”
Onde os viajantes planejam ir em 2024
Com base em mais de 10 mil respostas de membros do programa de fidelidade da Global Hotel Alliance, o GHA Discovery, a pesquisa revelou que a maioria dos associados deseja explorar novos destinos mais do que visitar lugares que já experimentaram.
O Japão e a Tailândia lideraram a lista de viajantes globais, seguidos pela Espanha, Canadá e Havaí, com a Europa classificada como o destino regional mais popular.
O que os viajantes procuram
A maioria dos entrevistados afirmou preferir visitar as cidades, seguidas de perto pelas praias, com menos vontade de visitar o campo ou as montanhas. Eles também indicaram que suas decisões de planejamento de viagens são cada vez mais impulsionadas por novas experiências, atividades e passeios culturais – e estão ansiosos para experimentar coisas novas, incluindo comidas e culinárias locais.
“Os viajantes procuram experiências autênticas nos lugares onde ficam, na comida que experimentam e nas coisas que fazem”, acrescenta a executiva. “Eles querem ver e sentir a cultura. Na verdade, os passeios culturais criados exclusivamente para os membros do GHA Discovery são as experiências mais reservadas em nossos hotéis”, continua.
Em todas as regiões, a maioria dos respondentes planeia viajar mais a lazer do que a negócios, refletindo um ritmo de recuperação relativamente mais lento para o setor das viagens corporativas.“A China tem a maior média de viagens de negócios e de lazer planeadas, sendo ambas em grande parte domésticas ou dentro da Ásia”, revela Kristi. “Eles também são os mais interessados em staycations, o que tem diminuído em outros mercados, principalmente nos EUA”.
Como os viajantes encontram inspiração
Os entrevistados citaram as redes sociais e as recomendações de familiares e amigos como principais fontes de inspiração, com 75% dos respondentes afirmando que viajam para novos lugares depois de ver as postagens dos amigos.
“As marcas podem lucrar com isso recorrendo a influenciadores, bem como tornando o conteúdo facilmente compartilhável para os hóspedes durante ou após a estada, e até mesmo incentivando postagens, ajudando os clientes a compartilharem suas memórias e ao mesmo tempo ganhando exposição”, complementa Kristi.
A família e os amigos podem ter uma influência considerável sobre o destino dos membros, mas têm menos impacto nas escolhas de alojamento do consumidor. Ao selecionar um hotel, os associados disseram que as recomendações de familiares e amigos são as menos utilizadas.
Preferências por hotéis e programas de fidelidade
A qualidade da acomodação e os benefícios do programa de fidelidade foram citados como os fatores mais importantes na seleção de um hotel. Os membros disseram que preferem usar o site ou aplicativo do programa de fidelidade do hotel para realizar pesquisas, seguido por agências de viagens online. Eles também priorizam reservas no site ou aplicativo de fidelidade da hospedagem– exceto na América do Norte, onde os associados preferem o site ou aplicativo direto do empreendimento.
“Os membros desejam o máximo de opções com o mínimo de esforço em seu programa de fidelidade preferido”, pontua a executiva. “Os hotéis devem garantir que estão aproveitando os benefícios dos programas de fidelidade e mantendo a troca de valor para os clientes em seu site, como ter paridade de tarifas com terceiros, bem como oferecer tarifas para membros, o que muitas vezes resulta em associados reservando uma categoria de quarto superior por um aumento líquido na taxa, em vez de uma suposta canibalização”.
Os entrevistados consideraram tarifas e benefícios com desconto para associados, como upgrades de quarto, entre os elementos de fidelidade mais valorizados. Na Europa, onde os membros indicaram anteriormente que os descontos eram mais importantes, os upgrades de quarto, o check-in antecipado e o check-out tardio foram significativamente mais destacados este ano.
“As viagens de lazer continuarão fortes em 2024, com os viajantes dispostos a ir ainda mais longe para ver e experimentar coisas novas”, salienta Kristi. “Marcas e programas que tenham diversidade de destinos, bem como propriedades mais autênticas e culturalmente distintas terão vantagem. As tarifas permanecerão elevadas, mas com a expectativa de que os níveis de serviço e o valor acrescentado correspondam. Estamos entusiasmados com o próximo ano”, finaliza.
(*) Crédito da foto: GeoJango Maps/Unsplash
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