Pesquisa realizada pelo IAB Brasil indicou também que quase metade dos internautas prefere fazer aquisições online a lojas físicas
Estudo do IAB Brasil, feito em parceria com a Offerwise, mostrou que 85% dos brasileiros com acesso à internet já realizaram alguma compra online, o que mostra como a penetração do acesso à internet têm impulsionado o crescimento do comércio digital.
A pesquisa “Comportamento de compra online: hábitos de compra dos brasileiros na internet e sua relação com anúncios” revelou ainda que, entre os que ainda não aderiram às compras online, 32% não o fazem por não ter disponível nenhum método de pagamento, enquanto 31% não possuem interesse e outros 22% não confiam na internet para fazer transações.
Já entre os usuários que fazem compras online, 64% adquiriram algum produto ou serviço há menos de um mês, evidenciando a consolidação desse hábito entre este público.
Outro dado importante apontado pela pesquisa é que 48% dos internautas afirmam fazer mais compras pela internet do que em lojas físicas, enquanto 28% compram tanto online quanto offline. Em relação aos formatos, smartphones são os mais utilizados pelos internautas para comprar online: 89% utilizam o dispositivo móvel enquanto 39% utilizam o notebook ou desktop.
Realizar pesquisas antes de finalizar uma compra é muito comum na jornada online, sendo que os sites ou apps das lojas de varejo e marketplaces são os mais utilizados para este fim. Neste sentido, 99% dos usuários afirmam pesquisar antes de efetuar uma compra, seja em sites de varejo, buscadores online, sites de avaliações de produtos, redes sociais etc.
O estudo também indica que os anúncios online se mostram muito efetivos entre os consumidores: depois de vê-los, 56% pesquisam mais sobre os produtos para obter informações adicionais e 49% procuram por avaliações e opiniões de outros consumidores sobre o produto. Além disso, 82% afirmaram já ter adquirido um produto ou serviço após ter visto publicidade na internet.
Os fatores que mais chamam atenção nos anúncios são frete grátis (71%) e promoções (70%). No mesmo sentido, os que mais influenciam na decisão de compra dos consumidores são preço (85%) e frete (80%). Em relação aos produtos mais comprados online, vestuário e moda (57%), produtos eletrônicos (45%), produtos de beleza e cuidados pessoais (42%) e produtos para o lar (40%) são os mais populares entre os consumidores.
(Crédito: Freepik)
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