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O que ser tendncia de consumo na avaliao de 500 milhes de consumidores

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Foi divulgado, nesta semana, o Pinterest Predicts, um relatório criado com base nas pesquisas realizadas dentro da plataforma, que busca prever aquilo que ainda não é tendência, mas logo será. O material serve como um guia de comportamento, feito com base nas buscas de quase 500 milhões de pessoas. Uma fonte de dados muito relevante, principalmente, para entender o que será desejado pelos consumidores. Separei algumas tendências que podem ser utilizadas no Marketing da tua loja:

O porquinho irá voltar: sim, os cofrinhos, principalmente o modelo de porquinho, voltarão a ser vistos pelas mesas e estantes, mas em novas versões, muito mais estilosos e personalizados! Termos como “cofrinho de cerâmica” e “cofrinho de bichinho” tiveram crescimento de 75% nas buscas. Essa tendência nos aponta o quanto a educação financeira é um assunto que interessa cada vez mais pessoas, assim como hábitos nostálgicos. Você pode abraçar essa tendência usando o item como brinde para presentear clientes que compram acima de determinado valor. Adesivos para personalizar o cofrinho também são bem-vindos. Outra forma é trazer o personagem como parte de uma narrativa de Marketing, quando for evidenciar produtos com descontos ou preços acessíveis, e também como tema de liquidações.

Papo profundo: os números apontam que no próximo ano, mais pessoas vão desejar falar de temas profundos. Nessa tendência liderada pela geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) e pelos millennials (nascidos entre 1980 e 1995), eles vão buscar maneiras de fazer perguntas importantes e explorar assuntos difíceis. “Perguntas para conhecer os amigos” cresceu 85% nas buscas. Já os termos “perguntas criativas” e “perguntas para casais se reconectarem” cresceram 825% e 480%, respectivamente. Percebemos que a temporada da superficialidade e velocidade está começando a dar espaço para o substancial. Na produção de conteúdo, seja para redes sociais, blog ou canais diretos com o cliente, introduza conteúdos mais longos, que abordem ideias alinhando o produto com questões relevantes. Lojas de calçados podem abordar, por exemplo, a relação entre o salto alto e a autoestima feminina e como manter essa relação positiva. Em uma loja de roupas, trazer pautas da consultoria de imagem de forma mais personalizada, que não se limitem apenas aos 7 estilos universais, mas sim pensando nas infinidades de formas de corpos. Outra ideia é a realização de eventos e rodas de conversa na loja, com foco no diálogo e troca de experiências, convidando especialistas em assuntos que são de interesse do público. Esse tipo de vivência gera uma conexão mais profunda com a marca, fidelizando clientes.

Cantinho do café: para vários lojistas, esse espaço já é uma realidade dentro da loja física, sendo uma ferramenta essencial para atração e retenção de clientes, mas muitos outros ainda resistem em fazer esse investimento. Por mais que pareça que o “boom” do cantinho do café tenha passado, as buscas por “estilo de balcão de café” cresceram 1.125% no último ano. Outro termo que teve crescimento exponencial foi “café aesthetic” com 820% de aumento. Esse espaço seguirá sendo muito valorizado e para quem já tem, vale pensar na atualização e renovação da decoração e utensílios, trazendo ares de novidade para os clientes. Lembre-se que tão importante quanto ter é divulgar esse ambiente.

O Pinterest Predicts oferece uma visão fascinante sobre comportamento e, consequentemente, consumo, revelando insights simples e valiosos para estratégias de Marketing para negócios. Aqui, separei apenas três, mas são ao todo 23 tendências mapeadas. Ao entender os desejos e interesses do consumidor a partir desses dados, lojistas têm a oportunidade de inovar, cativar seus clientes e permanecer à frente das demandas em constante evolução do mercado.





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