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Os 3 C’s do marketing de conteúdo no varejo

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No dinâmico universo do varejo, onde a competição é acirrada e a atenção do consumidor é um recurso disputado, o marketing de conteúdo emerge como uma ferramenta indispensável para construir e fortalecer a presença das marcas no mercado, bem como engajar os consumidores de maneira única. Entende-se por marketing de conteúdo uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo relevante e consistente, que vai além da simples promoção de produtos, buscando fornecer informações úteis, entretenimento e insights que ressoem com os interesses e necessidades dos consumidores. A aplicação no varejo pode acontecer de diversas maneiras, tais como: blogs, vídeos demonstrativos, tutoriais, podcasts, e-mails personalizados, publicações nas redes sociais, live commerce, entre outros.

Ademais, por meio do marketing de conteúdo é possível cada vez mais personalizar a experiência do cliente, segmentando as suas mensagens de acordo com as preferências e comportamentos específicos do público alvo, além de oferecer um melhor suporte no complexo ciclo de compra – desde a pesquisa, comparação e consideração nas opções. O marketing de conteúdo permite também uma integração eficaz em todos os canais e essa consistência na mensagem reforça a identidade da marca e amplia o seu alcance. A mensuração de desempenho por meio de ferramentas analíticas também permite que as marcas façam análise contínua e possibilita ajustes estratégicos, garantindo um conteúdo sempre alinhado com os objetivos da marca e atraentes.

Dessa maneira, entregar um conteúdo ao consumidor final pode ser considerada uma jornada de criação de valor, pois o marketing de conteúdo se destaca como um motor de inovação, permitindo que as marcas transcendam a simples transação para se tornarem contadoras de histórias e autoridades em determinados assuntos, ganhando a confiança na hora da compra.

Nesse sentido, é necessário que os mais variados assuntos sejam compartilhados pelas marcas baseados na “tríade de conteúdo”, ou então, nos 3 C’s: contínuo, consistente e convincente. Entenda a seguir como esses pilares apontados por Rafael Rez no livro “Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI” podem ser uma base sólida para que os resultados sejam positivos com as estratégias de marketing de conteúdo:

1. Contínuo

Para servir aos objetivos da marca e criar uma conexão com os consumidores, é preciso que o conteúdo seja gerado continuamente. Isso não significa necessariamente que a continuidade deva ser diária, mas é preciso haver uma programação contínua. Ao manter uma presença constante, as marcas conseguem manter o engajamento, melhorar o SEO nos motores de busca e construir autoridade.

2. Consistente

A consistência é o fundamento que cria a percepção de autoridade, na construção de uma imagem sólida e confiável. Isso inclui manter uma linguagem, estilo e valores consistentes em todo o conteúdo, por meio de aspectos importantes, tais como: identidade visual – elementos visuais consistentes, como logo, paleta de cores, tipografias; tom de voz –, a linguagem utilizada, que deve refletir a personalidade da marca em todas as integrações; e mensagens coerentes – o que cria uma narrativa unificada.

3. Convincente

Convencer alguém sobre um ponto de vista é realmente um desafio. Quando se discursa em nome de uma empresa, marca ou entidade, há uma série de cuidados e regras a serem seguidos, o que torna esse desafio ainda mais complexo. Algumas estratégias podem ser usadas para tornar o conteúdo mais persuasivo, como contar histórias para gerar uma conexão emocional ou até mesmo utilizando a prova social (depoimentos, avaliações, casos de sucesso).

Fernanda Dalben é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock



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