O Procon de São José do Cedro, que também atende os municípios de Princesa e Guarujá do Sul, encerrou o ano de 2023 com 597 atendimentos com abertura de registro no Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor – Pro Consumidor e mais, aproximadamente, 100 atendimentos, que ocorreram de forma presencial, por telefone, WhatsApp e/ou e-mail.
Conforme a servidora responsável pelos atendimentos, Eduarda Barrossi, as maiores demandas estão relacionadas a telefonia, empréstimo consignado, compras online, descontos indevidos em benefícios previdenciários, entre outras.
Eduarda explica que o PROCON é um Programa Estadual de Defesa do Consumidor, um órgão administrativo ligado à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, criado por lei. Ele trabalha orientando os consumidores, registrando suas reclamações, realizando a intermediação da solução dos problemas através do acordo entre as partes. Além disso, promove campanhas educativas e fiscaliza o cumprimento das leis nas relações de consumo.
A população que necessitar de serviços relacionados pode procurar o setor através do email: proconatende@prefcedro.sc.gov.br, ou pelos telefones e/ou WhatsApp (49) 3643-6340, assim como presencialmente no endereço Rua Odilo Antônio Link nº 691, Centro, ao lado da CIDASC, no horário das 12h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira.
Para um atendimento mais eficiente, é importante que o munícipe reúna algumas informações relacionadas ao seu incidente, incluindo, por exemplo:
• Nota fiscal, contrato, termo de garantia.
• Cópias de quaisquer termos e condições relevantes para a transação.
• Recibos, faturas, comprovantes de pagamento.
• Cartas de cancelamento.
• E-mails e/ou correspondências.
• Extratos de conta.
• Protocolo de atendimento ou qualquer comunicação feita com a empresa/protocolo de atendimento.
• Além de informações pessoais e de contato.
Essas informações ajudarão na descrição do problema, bem como na resolução dele.
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