O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC), participou nesta quarta-feira, 17, de uma ação conjunta da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil), Sistema Nacional do Consumidor (SNDC), Ministério Público, defensorias públicas e entidades civis de defesa do consumidor, nos aeroportos, para apurar eventuais problemas encontrados por passageiros de companhias aéreas.
A ação nacional também compreende a realização de uma pesquisa com usuários de transportes aéreos no Brasil, para conhecer o perfil de quem viaja de avião e suas experiências com esse tipo de serviço, bem como, com a realização de ação fiscalizatória sobre o cumprimento das normas consumeristas em aeroportos e legislações correlatas.
A pesquisa pode ser acessada pelo link https://forms.gle/nH47E9a4MdRoB18T6, ou via QR Code presente nas redes sociais do Procon, e ficará disponível para o consumidor até o dia 25 de janeiro. Os Procons e demais instituições participantes também divulgarão o link em seus canais oficiais e redes sociais.
A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, explica que “a pesquisa tem como objetivo coletar dados sobre a experiência do consumidor brasileiro em relação aos serviços prestados pelas empresas aéreas e subsidiar a elaboração de políticas públicas de defesa do consumidor que garantam mais qualidade e segurança para os passageiros.”
A presidente da ProconsBrasil, Márcia Moro, salientou a necessidade do engajamento da população em relação à pesquisa em andamento. “É de extrema importância que o consumidor brasileiro participe da pesquisa, pois assim poderemos avançar exigindo o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e demais legislação sobre o tema”, disse.
Como forma de garantir mais segurança para os usuários de transporte aéreo, a presidente do Ipem/AC, Hérica Granzotto, destaca que o órgão realiza a fiscalização de todas as balanças de peso do aeroporto, uma vez ao ano e ressalta a importância da atenção dos passageiros na hora de colocar a sua mala para ser pesada. “É importante observar se a balança tem sempre o selo do Inmetro, se está contando a partir do zero e se os números estão sempre bem visíveis”, informa.
Prestes a viajar, Francilda Jordão abordou a importância da fiscalização que visa a melhoria dos serviços aéreos. “Acho muito bom, porque às vezes pagamos por um serviço que a gente não recebe o que espera em troca, estão de parabéns”, afirma.
A professora Priscila Amorim, enfatiza que a ação traz mais segurança para os consumidores, uma vez que teve sua viagem cancelada. “É uma boa iniciativa porque nós, consumidores, às vezes nos sentimos sozinhos. Nos sentimos mais seguros sabendo que o Procon está com a gente, para nos ajudar nesses percalços que de repente aparecem. Tínhamos uma viagem programada e, de repente, esse sonho se acaba de uma hora para outra e você não esperava”, conta.
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