Distância em (Quilômetros) 50

Procon orienta sobre os direitos do consumidor na compra de produtos de mostruário

  1. Homepage
  2. Uncategorized
  3. Procon orienta sobre os direitos do consumidor na compra de produtos de mostruário
arte-Procon-produtos-mostruario.jpeg


Os produtos de mostruário apresentam preços atrativos por serem as últimas peças e por estarem expostos na loja. O Procon Guarulhos alerta ao consumidor que fique atento a alguns fatores para a compra tranquila e segura desses itens.

 

É comum, por exemplo, os estabelecimentos comerciais fixarem uma placa avisando que a compra do produto exposto deve ser “no estado em que se encontra”. Mesmo nessa situação tal informação não é capaz de impedir o direito do consumidor à garantia do produto caso apareça algum vício, ou seja, se ele não atender ao fim ao qual se destina em termos de qualidade ou quantidade. Por exemplo, a TV que não liga ou celular que não funciona.

 

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) prevê em seu artigo 26 a garantia de 90 dias para os produtos considerados duráveis e de 30 dias para os não duráveis. Além disso, o consumidor pode exigir o reparo ou a troca do item (artigo 18 do CDC).

 

Todas as irregularidades e problemas do produto do mostruário, como arranhões e amassados, deverão ser informados ao consumidor pelo fornecedor de maneira clara e ostensiva no ato da compra, uma vez que o problema não poderá ser escondido. A boa-fé e a transparência devem ser mantidas pelo fornecedor e o consumidor deve exigir sempre a nota ou o cupom fiscal da compra.

 

Já os itens que acompanham o produto devem ser conferidos antes da retirada do estabelecimento, como o carregador, o fone de ouvido e outros acessórios, no caso de celulares. Testar a mercadoria é fundamental.

 

“A compra segura e consciente dos consumidores, somada à boa-fé do fornecedor, atua no equilíbrio primordial para uma boa relação entre as partes”, observa a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Tulher.

 

Canais de atendimento

 

O Procon atende pelo telefone do Disque-Denúncia 151 e pelo site procon.guarulhos.sp.gov.br.

 

De forma presencial, o atendimento à população é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em três unidades:

 

Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro

 

Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João – Telefone: (11) 2408-4315

 

Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC) – Telefone: (11) 3202-1312

 

Arte: Divulgação/PMG



Source link

Deixe uma resposta

Open chat
Olá
Podemos ajuda-lo?